melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O meu voto

Eu acho que votar: essa grande expressão da cidadania... deixa muito a desejar na sua essência. É muito difícil votar. Não tô fazendo apologia ao descuido com o voto. Estou apenas reconhecendo que não é apenas não vender seu voto por uma telha, ou pesquisar as propostas dos candidatos... é muito mais que isso.


Precisamos de instituições fortes e honestas que nos ajudem a votar de maneira mais segura. A lei da ficha limpa é um exemplo de como devemos ser resguardados de bandidos. Mas muito ainda há o que ser feito. Como podemos ter candidatos como a mulher pêra, tiririca, Romário... é preciso mecanismos de triagem para honrar a política nacional. Alguns podem dizer que o problema é quem vota... pra mim o problema vem antes disso, ainda que ele se estenda aos votantes.

Bem, eu vou votar na Marina Silva. Pra mim ela é a menos corrupta de todos e considero a corrupção o pior problema do Brasil. Se tantos milhões (bilhões, trilhões...) não tivessem ido para contas de tantos teríamos educação, pessoas educadas promoveriam ganhos em todos os sentidos, então teríamos saneamento, ferrovias, saúde, segurança e tudo mais... muito melhor.

A Marina faria uma grande reforma, ela teria que mudar muito da estrutura corrupta que já está instituída. Mas a necessidade de mudar todo o quadro pela falta de alianças e história da sua equipe na política (muitos são empresários) também é uma fragilidade da sua candidatura. Confesso que talvez por saber que ela não será eleita fico mais tranqüila em votar, não por anular o voto. Mas porque acredito que valorizar uma oposição com uma bandeira importante como essa é uma forma de promover uma discussão muito importante. Acredito sinceramente que ela possa se fortalecer enquanto oposição e daqui a 8 ou 12 anos se eleger com mais maturidade como Lula o fez há muitos anos e conseguiu chegar onde chegou.

Eu sempre brinco (com muito fundo de verdade) que voto na Marina especialmente porque ela vai cuidar dos passarinhos!! Rsrsr

Parece piada, mas é verdade. Desde que fui morar no interior de Pernambuco fico muito penalizada com o hábito local de terem gaiolas nas casas e capturarem muitos pássaros, muitos mesmo. Algo precisa ser feito. O que parece uma preocupação boba de ambientalista chato (que não é o meu perfil) pra mim é uma discussão muito séria de cadeia alimentar, pois poucas pessoas sabem, mas no agreste do estado (PE), especialmente na transição para o sertão há sérios problemas com as lagartas, elas destroem tudo, pastagens, plantações inteiras... Eu nunca tinha ouvido falar disso até ver com meus olhos... e ninguém se dá conta que é porque eles pegam passarinhos... algumas pessoas riem de mim quando digo isso. Mas eu acho tão correto meu raciocínio que não retiro nada do que digo, até alguém me provar que há outra justificativa para tal desequilíbrio...

Então Marina: não se esqueça de salvar os passarinhos e equilibrar o nº de borboletas...

Esse passalinho lindo foi lá em Restinga seca.
Essas boboletas foram no Salto do Yucumã em Derrubadas - RS
             E essa linda aqui foi lá em Foz do Iguaçu no passeio Safari Macuco (maravilhoso)
 
Mudando de assunto... não consigo acessar meu email do yahoo.... parece que estou doente. E pior: consigo ver os emails que recebi, uns bem importantes, mas eles não abrem.... MeuDeusdoCéu... como a gente fica dependente dessas coisas.... tô com crise de abstinência....

Nenhum comentário:

Postar um comentário