melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arte

Eu gosto de arte!! Eu não entendo de arte! E acho que isso devia ser muito mais aceito. Arte parece um mundo a parte, uma bolha de pessoas que se dizem alternativas que apregoam a liberdade de expressão, mas que na sua maioria são mais preconceituosas que as pessoas consideradas "alienadas" que assistem tv e houvem música de rádio...

Gosto de cinema, teatro, exposições (algumas de pintura me deixam entediadas, mas gosto de museus e esculturas em geral), apresentações circenses (exceto mágica), gosto de música popular.... gosto muito, dentre outras expressões culturais que me apetecem bastante.

Está acontecendo Porto Alegre em cena, um projeto super bacana com peças de teatro a um custo baixíssimo (10 reais estudante). Eu comprei 4 ingressos porque outros já tinham esgotado e busquei nos teatros  perto de casa. Mas até agora grande decepção. Assisti duas peças muito fracas. Alguns podem dizer, mas você não entende nada de teatro... eu não tenho saco pra esse tipo de argumento. Gosto é igual nariz, cada um tem o seu...

Não sou crítica de arte, cinema, teatro nem nada porque realmente não tenho autoridade pra isso. Mas dá licença pra falar do que gostei ou não. E acho que as vezes se quer complicar muito pra ficar cult, ou pra ser intelectual, sei lá... sei que não me soa honesto e muito menos agradável. Numa das peças eu fiquei o tempo todo com pena da atriz, era um monólogo, dificílimo, extenso, rápido, denso, e eu pensando será quantos anos ela demorou pra decorar tanta coisa... será quanto vale isso... será ...será... será que eu sou tão limitada intelectualmente pra entender a profundidade... por horas ela dizia algumas contradições interessantes, mas era uma poeira pro esforço realizado.

Então escrevi tudo isso, sem muito cuidado, sem muito nexo pra dizer que mais uma vez concordo com o Oswaldo quando ele diz "Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer..."

Se os mister intelectuais continuarem complicando o teatro cada vez mais, mais recluso e pouco visto ele será. Mas não tô dizendo pra ele se corromper e virar algo puramente comercial. Eu apenas quero ver algo leve, belo, eu não quero padrão e massificação, quero honestidade e prazer. Sou hedonista e reconheço... eu quero prazer ao sair de casa e pagar pra ver uma peça, um filme, um jogo de futebol, um show, enfim... sei lá.

Talvez, algumas ou muitas pessoas tenham gostado das peças.  Eu entendo, afinal como disse, gosto é como ... cada um tem o seu. Estou aguardando pra ser contemplada nas próximas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário