melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

sexta-feira, 23 de março de 2012

Crise existencial




 Gente, eu brigo demais com o povo.

Não com os amigos. Au moins ça!! (Ao menos isso)

 Mas com coisas em geral, tipo comprar algo e não funcionar direito... sou muito estressadinha sabe? Mas muito. Muito mesmo.
 Queria ser calma e contemplativa. Viveria mais e  melhor. Mas eu não sou. Desolé.

Eu tô precisando de um diagnóstico. Vou listar alguns pequenos episódios pra ver se já é patológico. Mas isso tudo é porque hoje eu tive um novo stresse que me entristeceu muito.

Eu reclamo de tudo. No caso da minha geladeira, me disseram que vou para na presidente Dilma, porque não sobra mais ninguém pra eu reclamar. E que ninguém no mundo faria isso.

Ok, comprei um geladeira no dia 07 de janeiro. Ainda não tenho geladeira. Desde que voltei pro Brasil eu vivo sagas e mais sagas dessa natureza. Mas vamos a essa.
Ok, comprei a vista (cash, argent...). Eu acho que já contei essa história aqui então vou reduzir. Depois de não entregarem no prazo, e o gerente tirar a maior onda com mon marí eu resolvi tomar frente do problema. Fui ao procon. A menina do procon foi sádica comigo. Liguei pra Recife pra reclamar do procon daqui.
Ok.
O procon não resolve fui nas pequenas causas. Nas pequenas causas, além de insinuarem que a gente quer enriquecer as custas de um atraso, o cara ainda destratou a mim e meu marido de maneira horrenda. Ok, procurei a ouvidoria do forum pra reclamar do cara das pequenas causas. Não há ouvidoria no Fórum. Fiz uma Via Sacra pra descobrir como reclamar... ok, acho que uma pessoa normal tinha desistido. Achei o diretor do fórum, fiz um tratado pra explicar a situação e deixei lá. Ele nunca me respondeu.

Fora uma série de outras coisas... pequenas ou não...

E tudo que vou fazer acaba sendo assim. Estresse, desentendimentos. Será que eu sou doida, histérica ou estou cagada de urubu???? Porque não pode.

 Isso tudo é pra contar que ontem eu, depois de pagar minha anuidade numa sociedade de pesquisa da minha área. Para participar de um congresso que gosto muito, que me sinto em casa, que vou sempre, e que estou super empolgada pra mandar uns 3 trabalhos... veja o que se passou:
- eu recebi um monte de emails lembrando pra pagar a anuidade para envio dos trabalhos.
- fui lá e paguei...
- ontem recebi um email confirmando o pagamento e logo em seguida outro email falando que a taxa aumentou (mais que dobrou) e que eu devia realizar um depósito da diferença do valor em tal conta....
Gente. Vocês acham isso normal??
 Eu sei que o blog é lido por mais de 15 mil pessoas então vou realizar uma enquete pra facilitar....rárárá.


Mas digalá. Eu fiquei indignadísisma. E sem pensar já passei um email assim:
"Acho um verdadeiro absurdo a Sociedade não atualizar seus dados e ainda vir cobrando a mais. Por favor, uma instituição que é pra ser respeitada ou cumpre o dever de casa ou assume a responsabilidade.

 Eu me recuso a depositar um valor a mais e vou enviar meus artigos para o evento. Vocês estão mandando "n" emails sobre renovação de anuidade e sequer se deram ao trabalho de atualizar o sistema, é um pouco incoerente, não??

 Aguardo retorno e retificação da Sociedade."
Eu olhando agora ainda acho normal a minha reação. Seria um problema da minha patologia??? Não perceber os exageros??
Pois vcs acreditam que hoje eu recebi um email do presidente do evento, falando um monte de coisas pra mim. Eu não vou colocar o email porque ele cita o nome de muita gente. Os banbanbans da minha área todos, ainda mandou o email com cópia pra boa parte dos que citou. Falando que eles trabalham com afinco e tals e tals.... eu não gosto nem de pensar nesse email que me dá nojo.
Eu fiquei triste, tão triste. Poxa vida. Será que até o povo todo que eu admiro eu vou me indispor!! Bem, eu li e reli os emails trilhões de vezes. E continuo achando que tenho razão. Eu queria me dar conta dos meus erros, da minha intolerância. Claro, eu poderia sempre ser mais amena, sempre calma, ou nunca falar nada. Mas não faz parte do meu feitio. Eu preciso reduzir, mas me calar seria mais problemático pra mim, eu teria úlcera, gastrite e afins, alguns eu já tenho...
Então eu respondi assim ( a ele e toda a torcida do flamengo que ele colocou com copia):
"Caro prof. Fulano,

   Reintero minha insatisfação com a cobrança além do pagamento do boleto. Não quero avançar nessa discussão, pois não levará a nada. Quero apenas deixar claro que meu descontentamento se refere a um fato específico. Em momento nenhum eu questionei a atuação de quem quer que seja, ou do andamento da sociedade.

  Sou sócia há muito tempo, participo da Sociedade por muitos anos. Conheço você e diversas das pessoas que citou, ainda que vocês não saibam quem eu sou, conheço grande parte das pessoas que fazem a XXX e sou muito fiel ao evento e aos trabalhos realizados com afinco por ele. Isso não me coloca numa situação passiva diante das coisas. Discordei veementemente da cobrança extra realizada após o meu pagamento e o faria quantas vezes for preciso. Acho que a sociedade comete um equívoco fazendo isso, pelos motivos que deixei claro no meu primeiro e-mail. Sei que existem problemas técnicos, sei que os eventos da XXX são eventos de grande alçada e o volume de submissões de trabalhos é enorme. Não estou alheia a isso. Escrevi indignada por não concordar e esperar uma revisão do posicionamento de vocês quanto à cobrança extra, pois julgo que isso implica em mais problemas que soluções.

  Respeito o seu e o trabalho de todas as pessoas que fazem a XXX, e contribuo com isso, a minha maneira. Seja com envio de trabalhos, seja com participação em outras atividades, seja com críticas. 

  O que me surpreende agora é que a minha crítica tenha sido vista de uma maneira tão rude, que o meu e-mail seja encaminhado a uma série de outros. Acho que isso só intensifica a minha decepção. Para mim o retorno é importante, mas a sensibilidade com que tratou o problema foi demasiado. Destarte não cabe nesse momento acalorar essa discussão. A sobriedade é sempre bem vinda e espero que ela prevaleça no andamento da Sociedade e do próximo congresso que se aproxima.

 Bom trabalho,"
 Ele respondeu:
ok.

Gente e essa semana ainda teve: dentro dos raríssiiiiimos emails que troco com meu orientador. O último falando sobre a dificuldade da minha próxima coleta de dados ele, por fim respondeu: Fulana - "A pesquisa é sua. Procure orientação para adequar sua amostra a sua condição financeira e de tempo."
Mas peraí... orientador, orientação, pesquisa minha, pesquisa nossa, quando convém né!!! Acho que foi a primeira vez que o contactei pra dividir algo da minha pesquisa que ele nunca leu, nem pra defesa do projeto. Ai que saudade do meu orientador francês. Eu queria tanto mostrar meu questionário pra alguém, mas pra quem? Se meu orientador manda eu procurar orientação e decidir pois a pesquisa é minha.

Dá vontade de nem mandar mais nada pra congresso, nem pra orientador... de nem fazer mais nada... de chutar o pau da barraca e ir pra praia.
E eu já estou atrasaa com meu cronograma da tese.

2 comentários:

  1. Se voce tem uma patologia, entao eu tambem devo ter... Porque to espumando de RAIVA so de ler seu relato...

    COMOASSIM os caras não entrega sua geladeira? Como assim o procon te destrata? Como assim as pessoas não resolvem seu problema?

    Pior, te cobrarem o dobro DEPOIS que você ja tinha pago a anuidade? Vai se foder, ne?

    E esse seu orientador... Nossa... Eh nessas horas que eu me lembro porque sai do Brasil... Tem muita pesquisa boa por ai, com toda certeza, mas tem muito nego que não faz NADA! E dai depois reclamam que as estatistas de publicação/produtividade não são boas...

    A gente tem que rebolar pra depois dar credito pra esses caras... Porque se a pesquisa eh boa são ELES que vão ganhar os elogios, prêmios...

    Melhor eu parar por aqui... olha, que raiva!

    ResponderExcluir
  2. Ai Luana é muito reconfortante ouvir seu cometário viu! Porque eu vejo que não estou tão só na minha maneira de pensar...
    Acho que estou é com muito azar mesmo, tudo acontecendo ao mesmo tempo, parece que o erro é só meu de não ter paciência... só quero que esses episódios sejam mais a exceção que a regra!!

    ResponderExcluir