melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Recebendo a bolsa depois da chegada no exterior

Engraçado as coisas da vida.


Conquistar as coisas. Ampliar os horizontes. Ambicionar mais. Sofrer mais. Sorrir mais. Superar. Superestimar. Subsetimar. Voilà... c'est la vie!


Sobre o recebimento da bolsa no exterior

Realmente demora muito pra sair a grana. Aí eu escrevi pra saber algo. Porque o que acontece é que depois que você manda os documentos eles nos enviam um oficio confirmando que está tudo ok, depois de receber esse ofício eles ainda tem 15 dias para depositar o dinheiro.

Mas quando completou 13 dias da documentação completa e nada de ofício, ou seja, eu não tinha nem perspectiva da grana. Aí escrevi pra minha técnica (depois que sua bolsa é aprovada eles colocam em contato com um técnico que será responsável pelo intermédio junto a capes e qualquer dúvida que tenhamos). Escrevi falando que estava preocupada porque ainda não tinha sequer recebido o ofício, então ela disse que está tudo ok que meu ofício saiu desde o dia 19. Quando fui olhar no extrato ele estava lá (só pode que ela colocou depois que cobrei, porque olhei no mesmo dia mais cedo e nada)(o extrato é uma conta que a gente acessa depois que toda a documentação inicial de implementação da bolsa é enviada – é o sac no exterior lá consta os valores a serem depositados, agora é esperar!!!).

Então agora tenho previsão de receber e olha que ontem fez um mês que estou aqui. Então a dica é: tenham reserva porque senão o aperto vai ser gigante. Especialmente porque no início se gasta muito mais. Eu fiz tudo com certa tranquilidade, é verdade, mas sempre resolvendo o quanto antes. Mas por exemplo eu só podia abrir uma conta no banco com endereço, eu só consegui endereço no fim da primeira semana, quando dei entrada no banco eles pediram 1 semana para que eu recebesse a confirmação da conta (que aliás eu tive uma ingrata surpresa: meu cheque e meu cartão foram negados pelo banco... não há explicação, fiquei triste, mas paciência o que importa mesmo é que eu receba a bolsa, depois vou fazer uma nova solicitação). Só aí passaram duas semanas. Isso é porque eu desisti do seguro saúde daqui e fiz o de viagem mesmo porque o daqui ia demorar muito. Assim depois de umas duas semanas e uns dias eu dei entrada na papelada. Não tinha como fugir desse prazo.

Pelo que vi o pessoal da comunidade no orkut comentando e observei, realmente a lógica é, fazendo rápido ou não, eles vão depositar no início do mês seguinte.

No mais tudo caminhando bem, as pessoas na minha sala são muito gentis eu já tenho toda a estrutura, convite pra festa...

Pena que eu cheguei numa época não muito boa para fazer as coisas na universidade. Turisticamente é o melhor período. Mas no calendário acadêmico eu praticamente não poderei me inscrever em nada, nem no francês pra estrangeiro que acabou agora. Só volta em setembro. Praticamente tudo será em setembro, perto da minha data de voltar. Eu realmente não vim pra isso, por isso não houve nenhuma preocupação com o calendário acadêmico. E isso não vai impedir nenhuma atividade necessária, mas seria muito bom participar de outras atividades. Mais voilà cest la vie!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário