melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

domingo, 3 de abril de 2011

Primeiras impressões

Bem, as minhas primeiras impressões são boas!! Muito boas.

 Primeiro os franceses tem sido muito gentis e compreendem (de maneira geral) o que eu digo, bem como tentam se fazer entender a um estrangeiro. Não é nada exagerado como nós fazemos no Brasil, longe disso. Ou seja ninguém fica me paparicando perguntando de onde eu sou e achando super legal ser do Brasil, até agora só uma mulher comentou discretamente que sonha em conhecer o Brasil, nada além disso. Nós aí quando sabemos que a pessoa é de fora faltamos pegar no colo... acho isso legal e não quero mudar, mas tbm não dá pra exigir que todos sejam assim, afinal cada um com seu cada qual. Uma colega da universidade irlandesa até já comentou que depois vai marcar um jantar francês pra mim e meu marido, achei super gentil, afinal acabamos de chegar.
Outra coisa a se considerar nesse sentido é que aqui em Marseille tem muitos imigrantes (árabes e africanos em geral, tbm vejo muitos asiáticos), e na universidade então parece que todo mundo é de fora, chega a ser difícil achar um francês, assim é comum a pessoa ter um sotaque diferente o que torna tudo habitual e as pessoas convivem com isso naturalmente. No Brasil, especialmente no interior ver um estrangeiro é raridade, e tudo que é novo surpreende e torna especial o que não é o caso daqui.

  Mas Marseille é uma cidade suja (isso não é bom, mas é uma primeira impressão então consta aqui). Não fede como o centro de Recife, e eventualmente o centro de Porto Alegre, mas tem muito plástico, papel e latas no chão. Eu fiquei decepcionada. Alguns dizem que é culpa dos imigrantes. Mas no fundo me deu uma ponta de alívio (tenho um pouco de vergonha de dizer isso). Mas é que me deu a impressão que o brasileiro não é assim tão aberrante na sua falta de educação, mas ao mesmo tempo me deu medo de que a mudança que queremos e precisamos no Brasil ainda tá longe de acontecer.... mais voilà.




Mas a cidade tbm é bem bonita. Conhecemos dois pontos principais o Vieux Port (Velho porto) e a Igreja de Notre Dame, que além de linda tem uma vista formidável. Em breve vamos as Calanques que dizem ser inacreditavelmente lindas... mas pra chegar em uma delas vamos ter que andar 7,5km... então vai ficar pra quando voltarmos de Londres.







Andar em Marseille é super fácil. O que dificulta é a falta de senso espacial de mon marí e a distração do mesmo. Não fosse isso acho que não teríamos nos perdido ainda. Eu ainda tô na fase (não sei se vou sair dela) de comparar muito. Mas eu fico pensando num estudante estrangeiro pelas cidades brasileiras resolvendo as coisas que estou fazendo aqui... eu imagino que seria umas mil vezes mais difícil, não pela língua, mas pela qualidade das informações, dos transportes...


Aqui tem umas coisas muito práticas e simples que poderiam ser copiadas né!! Tipo: os envelopes já vem com uma fita pra colar, é só tirar a fita adesiva e pronto! Se cola o envelope!!! Os panos de prato vem com um ganchinho pra pendurar no lado da pia....



Bem... por enquanto é isso, ainda tem muitas impressões a listar e por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário