melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Conta no Banco e Seguro saúde

A conta no banco e o seguro saúde são as duas pendências para receber a bolsa aqui na França.

 Eu decidi abrir a conta no Banco Postal (tipo banco dos correios). Pelo que pesquisei é o que tem custo mais baixo e os principais serviços bancários, tendo todos os que preciso. Bem como tem agências em vários lugares inclusive pertinho de casa. Já entreguei lá os documentos pessoais, comprovante de endereço e amanhã tenho que ir lá saber se minha proposta foi aceita.

Quanto ao seguro saúde eu resolvi fazer esse aqui o link dele foi disponibilizado no campus france então acredito que tenha alguma credibilidade. Eu pensei em fazer o seguro social da França, mas como tenho salário no Brasil acredito que não vou conseguir, outro problema é que eles demoram umas 4 semanas e a capes agora só libera a bolsa com o seguro, assim fica muito complicado. Então hoje fomos num posto de atendimento pra tentar fazer apenas pro meu marido, mas pelo que a mulher explicou não dá. O seguro tem que ser no meu nome com ele como meu dependente porque eu tenho renda e ele nem pode trabalhar aqui na França porque seu visto é como visiteur (visitante). Então vou fazer o seguro privado pra nós dois.

 Algumas coisas a se pensar:
 - Eu achei que teria mais orientações da universidade. Até agora nenhuma. Na verdade eu seria injusta em dizer que estou desasistida. Pelo contrário meu orientador aqui me apresentou um monte de gente pra me ajudar até o quase reitor (os cargos são diferentes). Bem como me explicou que muitas das coisas que eu vou precisar nesse início ele não sabe como resolver então o melhor é que eu trate com os doutorandos que já passaram por isso e as pessoas que ele indicou. Ele está certíssimo. Mas eu fico sem graça de ficar perguntando tudo. Com relação ao banco eu perguntei a uma senhora que poderia me ajudar em vários pontos e ela disse abra a conta numa agência perto de sua casa.... Na sala dos doutorandos ainda não tenho mesa, então ir lá só pra perguntar qual o seguro fizeram me parece sem sentido. Estou vendo com uma colega aulas de francês na cidade e tals, mas porque surgiu a oportunidade...

- Assim a lógica é corra atrás pra se virar sempre. Se aparecer uma ajuda, uma dica aproveite, mas não espere isso a princípio. Eu fiz tudo assim mesmo, então desde sempre procuro muita informação na net e dos amigos.

- Uma pessoa que saiba muito pouco da língua sofre viu! Porque é inevitável ter que resolver muitas burocracias. Mas tbm não precisa saber muito porque eu tô desenrolando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário