melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dentistas e o terror

Minha placa de bruxismo 

Essa noite foi a primeira vez que a usei.
 A minha placa é de silicone. O protesista (dentista de prótese) tirou um molde da minha boca e fez a placa de silicone para a parte de cima.  Parece muito com essa aqui debaixo:


  Então a placa fica bem justinha aos meus dentes superiores. Essa noite eu dormi bem, acordei descansada, estava inclusive associando ao uso da placa (o que é possível). Mas quando eu tirei a placa os dentes da frente doeram muito. Aí fiquei meio preocupada conversei com minha sogra que usa a placa e ela disse que é assim mesmo. Então entrei no super google pra ver a experiência de outras pessoas, mas não achei nada. Aliás achei muitos sites de dentistas explicando a teoria do bruxismo (o que é, causas, consequências, como resolver), mas pouca prática. Não encontrei pessoas contando como descobriram, como resolveram e como foi o uso da placa. Queria saber se com todo mundo foi assim.

Eu tava até com medo do dentista ter feito uma coisa totalmente errada, mas parece que é assim mesmo a gente tem que ir acostumando com a tal placa e o rangimento muito forte no início faz com que o ajuste demore. Mas mesmo assim eu ainda tenho muito receio de dentista.

 A sensação que eu tenho é a seguinte: minha placa ficou muito justa aos meus dentes. Os dentes do fundo (de trás) são onde eu costumo apertar mais e onde a placa está mais próxima (inclusive ela já está marcada com meus apertos- isso no primeiro dia). Aí eu imagino que apertando muito atrás puxa os dentes da frente, especialmente porque está tudo muito justo aí a placa força os dentes da frente pra trás a noite toda. Então quando tirei parece que os dentes estavam bambos.

Pode até ser que seja assim mesmo, mas gostaria de ter tido mais informações. Eu fui num dentista e falei que estava com bruxismo, então ele disse que eu tinha que ir num protesista porque ele ainda não tinha autorização pra fazer a placa. Cheguei no protesista e ele apenas moldou minha boca e fez a placa. Nada mais. Ele não perguntou nada, não explicou quando e como devia usar. Tbm não disse nada com relação a validade da placa e pelo que andei lendo na net de tempos em tempos é importante remoldar, agora eu imagino que é porque com os apertos a placa vai perdendo a estrutura né. Então... faz muita falta profissionais que realmente orientam a gente. Nossa e eu tenho péssima experiência com dentistas.

Sessão tortura



Eu já não gosto de dentista. A penúltima (a última foi só uma limpeza com o mesmo ser) vez que fui em um (há duas semanas) parecia uma sessão de tortura vou contar brevemente:
- Era uma restauração no lugar onde estava o anel do aparelho ortodôntico.

- O cara começou com aquela broca e começou a doer, então ele perguntou se eu queria anestesia eu disse que sim. Gente eu nunca senti tanta dor pra colocar uma anestesia. Era notória a despreocupação do dentista. Eu me contorci na cadeira. Quando ele pediu pra eu cuspir (ou seria cospir??) eu passei a mão no lugar da anestesia e tava uma bola, aí ele disse que jájá o líquido se espalharia... Gente ele apertou a agulha tão rápido que o líquido ficou uma super bola na minha bochecha aí ele deu uma massageada pra espalhar. Gente.... isso doi demais. Se a pessoa coloca o líquido devagar vc nem sente. O que custa, hem!

- Então fora do consultório estava 32 graus assim fui de camiseta. No consultório ele colocou 17graus, afinal ele estava de camisa comprida e jaleco e eu de cabelo molhado, camiseta, as paletas do ar condicionado direcionadas pra mim e quando ele colocava uma dessas brocas com jato de água me molhava toda e eu quase congelando. Gente eu tenho a impressão que frio aumenta a dor. No final quando eu pude falar algo pedi pra aumentar a temperatura, mas nisso já tinha acontecido coisa que só eu só pude falar quando acabou tudo.

- Então bem antes de aumentar a temperatura ele foi colocar um aparelho pra moldar o dente e é super desconfortável é tipo um molde de ferro que tem que enfiar na gengiva. E quando ele colocou eu dei um pulo de dor, mas não dava pra falar porque tinha esse "trem" na boca. Aí sabe o que foi que ele disse: você está  anestesiada , então não está sentindo dor e apertou ainda mais forte. MeuDeusdocéu (precisa fazer algum comentário?). Ele não viu mas a lágrima caiu no canto. Só que o problema além do desconforto é que essa estrutura de metal meio que enganchou na pele do meu lábio aí...

- quando ele tirou esse negócio ele viu o sangue escorrendo. Ele disse assim ah... deu uma machucadinha aqui mas você nem sentiu porque estava anestesiada, limpando o sangue. Aí (eu já podia falar algo, porque até então ele estava com as duas mãos e um monte de furadeiras dentro da minha boca) eu disse: Não! Eu senti sim, mas você disse que eu estava anestesiada. Só falei isso, aí acho que ele viu a merda que fez. Fosse em outra situação eu tinha brigado feio (mas além de eu estar evitando isso e tentando me tornar uma pessoa mais tranquila), como vou discutir com um cara que está mexendo na minha boca, vai que ele faz alguma sacanagem.

- Gente eu fiquei dias com o machucado no lábio, fora que até hoje eu sinto esse dente.

- Eu sai do consultório e tive uma crise do choro no carro. Eu já tava toda angustiada ainda passei por isso. Foi FODA.

Como é que a gente não tem pavor dum povo desse??? Ahh (mas alguns vão dizer:), mas não são todos, são uma minoria, você tem que se informar melhor.... não me venham com esse papo de consolação. Eu mudo muito de cidade, em função disso preciso mudar muito de dentista, nem que seja só pra ver a boca e eu sofro viu! Não foi um, nem dois.... foi a grande maioria. Realmente tem um ou outro preocupado - especialmente as mulheres são mais humanas e cuidadosas com a vida alheia. Assim eu quero distância desse povo.

 Bem, mas eu vim aqui pra falar da placa de bruxismo e acabei desabafando...

3 comentários:

  1. Clinica Mazei Av.tucuruvi 351 tel 2996-1637
    Clinica Mazzei, situado a Av.Tucuruvi,351 é a pior clínica pela qual eu ja passei em toda a minha vida, nunca vi um cirurgião ser tão mercenário e indiferente com a saúde de uma pessoa que está passando por uma urgência. O mesmo se mostrou totalmente anti-profissional pensando em conseguir alguns trocados a + quase extorquindo, tentando casar os tratamentos quase chantageando , ele dizia que se vc não fizer isso eu não vou fazer aquilo etc....
    Dizia que a super "clínica dele" não fazia pequenos tratamentos ,meu Deus em que mundo chegamos, sem contar que o mesmo tratamento que ele ofereceu a mim foi achado sem dificuldade nenhuma por 3 vezes menos,,,isso mesmo pessoal,,,3 x menos,fica o alerta e fujam desta clínica que mais parece um escritório de contabilidade, um profissional que faz de tudo , chegando a beira do ridículo, em quanto vc está deitado na cadeira do dentista ele usa de vários argumentos impróprios, anti-éticos, e inapropriados para conseguir o maior valor possível.
    Você não aceitando ele simplesmente, praticamente te humilha dizendo que na " super clínica dele " não são aceitas pessoas de todos os níveis, é um mercenário.
    Só por que na "super clínica" vtem a merda de alguns monitores LCD de 20 polegas o tal se acha no direito de escolher quem deve ou não ser tratado de acordo com o orçamento dele!!! É roubada,,,,,fica o alerta e fujam desesperadamente deste lugar que não honra em nada os principios da medicina!

    ResponderExcluir
  2. Estou com Bruxismo e fui ao um dentista pelo convenio que para variar não cobre a placa, como tenho que trocar todas as resinas que estão trincadas, me informaram que não posso fazer o tratamento antes de fazer a tal placa de bruxismo, porém a placa que eles tem e uma super placa de da choque quando vc morde mais ou menos 4 kilos, conclusão, vou acordar em cada mordida, mas a placa é de 800,00, RSRS, fui pesquisar em outros consultório e achai por 200,00 em 2x.

    ResponderExcluir
  3. Hoje também foi minha primeira noite com a placa e foi bem difícil. Seu relato foi importante pois também imaginei que tivesse alguma coisa errada mas deve ser assim mesmo,

    Obrigada por compartilhar

    Bjs

    ResponderExcluir