melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

sábado, 28 de maio de 2011

sobre o OFII - Office Français de l'Imigration et de l'integration

 Bem eu falei que ia postar aqui... então vou dar uma breve explicada do que está se passando. Porque no início eu não tinha nem ideia de como fazer e tava toda atordoa.


  Esse OFII é um orgão do governo francês que acolhe imigrantes e faz procedimentos obrigatórios para permanência de pessoas que vem morar aqui.
 Quando recebemos o visto junto vem um formulário a ser preenchido e enviado para o OFII mais próximo, o mais rápido possível.
  Ok chegamos e, primeiro consegui um endereço, depois enviei o formulário porque você precisa colocar o endereço (e não esquece de mandar a cópia dos passaportes... igual uma pessoa que eu conheço...).

  Ok, depois de muito esperar, muito mesmo, chegou uma carta que não dizia nada, fui lá e não conseguiram me explicar nada, depois eu cheguei a conclusão que era só pra avisar que receberam meus dados.

 Depois de mais um tempo chegou a carta convocando meu marido para o exame médico (que é padrão)... e nada de chegar minha carta, esperei, esperei, até liguei e pelo que vi minha carta extraviou, pois minha "consulta médica" é dois dias antes da dele.

  Eu queria que isso se resolvesse logo porque é a única forma (que eu, moi) consegui encontrar para meu marido fazer um curso gratuito de francês. Mas é preciso paciência com a burocracia francesa, isso é o que os próprios franceses dizem.

 Então agora no início de junho temos que ir lá, chegamos aqui no fim de março. Ok...ça marche.

 Algumas questões são que:  as pessoas lá estão sempre pedindo pra você ter paciência... cansa e irrita. Você pergunta a que horas abre e eles dizem: Patientez... acho que eles nem ouvem a gente... no fim da conversa você já ouviu 36 vezes: Patientez... e paciência que é bom só acaba com essa encheção...eu imagino que é porque como tudo atrasa lá, sempre deve ter gente cobrando... mas as vezes as pessoas só querem uma informação, não estão cobrando, mas.... Patientez....hagrsrs

É caro! Bem, para meu marido pagamos 340 euros para morar aqui por 8 meses porque seu visto é de visiteur (o pagamento agora é feito via um site que eles lhe enviam e você paga com cartão de crédito). O meu é de 55 euros, assim os dois= 395 euros, uma cotação geral de 2,50= 987 reais...ou seja, mais uma taxinha por aqui... tava querendo comprar uma máquina fotográfica, mas...rsrsr

Nenhum comentário:

Postar um comentário