melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Porque eu gostaria de criar meus filhos aqui!

 Ou...
 Por que eu me identifico (gosto) tanto com(da) a França (ou a Provence)!!!!
 Bem, falar França é extrapolar, porque só conheço Marseille (dizem ser bem atípica) e as coisas da Provence... Mas como sempre insisto vou falar da minha experiência do que percebo, vivo e da forma como encaro as coisas. Para alguns a França (e o Brasil) é (são) bem diferente de como eu percebo, mas voilà...
 Tbm vou fazer algumas generalizações que não são regra, mas impactaram na minha percepção inicial.

Eu queria criar meus filhotes aqui porque (a ordem não é de prioridade, apenas de lembrança e organização):

1º) As pessoas não se preocupam com aparência (nem com a vida dos outros). Se passa alguém de roxo dos pés à cabeça do seu lado, vc continua numa boa, afinal a vida é dele e ele faz dela o que quiser!

2º) As pessoas comem muito bem, muita salada (maravilhosas!!), as pessoas levam cenoura pra comer na praia. Pic nics super saudáveis, a alimentação é uma discussão constante. As pessoas perdem tempo preparando seu alimento, cultivando...


3º) As pessoas (de todas as classes sociais) fazem pic nic direto na praia, nos parques e em espaços públicos em geral, com comidinhas saudáveis, economizando e numa boa, sem ter gente te julgando (de farofeiro - aiaiaia). Vc economiza, se diverte e aprende a se virar sempre mais.

4º) Os cabelos!!! Ai os cabelos bagunçados do jeito que eu gosto. Não consigo entender como nasci num lugar onde alisar o cabelo é simbolo de beleza. Eu gosto tanto de cabelo ao léu!! Várias vezes eu vi mulheres com cabelos "esgandanhados" curtos ou longos, desses que não ficam no lugar (tipo o meu)... e sabe o que elas fazem, puxam os cabelos pra cima, pros lados... pra ficar ainda mais esgandanhado!! C'est super!!! E mesmo quem tem cabelo liso, puxa ele pra cima, faz um coque no topo da cabeça, sem pentear, bem assimétrico.... demais!!! Gente, eu gosto demais disso, eu me sinto bem vendo essas coisas. No Brasil, quando digo que adoro o cabelo da Vanessa da Mata o povo vem: - Mas cê tá brincando!?? Não, não tô. Tô falando sério, sério até demais!! Eu gosto! Agora me vem uns com discurso de ecologista, toda semana no salão, colocando silicone... Ah me poupe com essa conversa fiada e incoerente!! Porque no Brasil, pra ser bonita tem que ter um peito tamanho padrão e um cabelo liso.... tô falando que eu nasci no lugar errado!!! Bem, só fazendo umas ressalvas: eu adoro o Brasil, continuo felicíssima em ter nascido lá, mas que tem coisas que me incomodam tem. E eu achava que era de outro planeta, mas aqui eu me identifiquei com um monte de coisas que fazem sentir muito pertencente à lógica daqui ou fazem parte das minhas ambições (pessoas, intelectuais e sociais). (Mas tbm tem outras que eu não gosto, mas isso tem em todo lugar)

As vezes a liberdade é cessada por alguns valores inúteis arraigados na sociedade. Isso pra mim é muito forte no (meu) Brasil. Eu não quero o mundo líquido de Bauman, eu quero o mundo leve do slow food, do local, do próximo...
5º) Aprender inglês aqui é mais fácil, afinal você está muito perto de paises anglofônicos e, bem como, há um fluxo muito grande de pessoas entre os países da Europa toda. Desta forma você tem uma vivência cultural muito mais intensa. Eu acredito muito que viajar e viver em outros lugares estimula sua criatividade e aguça seu sentido de justiça e te faz uma pessoa melhor em diversas esferas. Donc...

6º) As pessoas lêem muito... na praia, no ônibus, na praça, no parque... Em média os franceses leeem 7 livros por ano. No Brasil a média é de 1 livro... eu leio em torno de 3 e olhe lá... vergonha total!! Eu adoro ler, mas tem a questão do hábito, a internet, a televisão acabam me tirando da jogada. Bem como livros são bem mais caros no Brasil que aqui.


7º) Aqui não tem aquele monte de livros de administração e auto ajuda nas livrarias. Parece incoerente eu da administração gostar disso, mas esse excesso me desanima. Eu tenho sérias restrições (ideológicas e epistemológicas) à lógica do sucesso a todo custo, da motivação constante, da felicidade forçada, da riqueza necessária... eu fico bem triste que nossa sociedade esteja se espelhando basicamente na lógica americanizada de pensamento. Eu quero um mundo sustentável, lento, local, onde o tempo seja um elemento de valor. E aqui na Provence.... hum... como isso faz mais sentido.

 Pois é isso, esse são alguns motivos iniciais...
 Eu gosto do Brasil, eu vou criar meu filhos lá, com muito orgulho. Eu honestamente (hoje) não tenho vontade de morar definitivamente em outro país, mas eu quero muito que os meus (futuros) pimpolhos tenham uma boa proximidade com esses valores, essas perspectivas de mundo...

 E olha que eu estou tendo sérios problemas por aqui. Tão sérios que estou pensando em escrever um post e não consigo por falta de tempo, decorrente do problema, falta de vontade, pelo estresse gerado e indignação... mesmo assim a França tem me fascinado e é muito bom ver esse por do sol lindo na minha janela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário