melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Brasileiros no exterior...

"Pequenas" reflexões...

 É muito bom encontrar gente da terrinha né!! Falar sem pensar, dividir histórias... é muito bom! Eu encontrei pouquíssimos brasileiros por aqui.

 Na França mesmo só essa semana encontrei (conversei) com brasileiros... e foram 3 (mais uma francesa simpatissíssima que entrou na roda e fala português perfeitamente, adorei falar com ela, e apesar de francesa adora o Brasil e morou bastante tempo lá... essa relação dos franceses com o Brasil rola outro post).

Mas voltando aos brasileiros no exterior. Minha impressão é muito boa, as pessoas são bem acessíveis e abertas aos conterrâneos. Mas também tem gente muito metida minha gente... chega a ser engraçado. A pessoa parece que tá abafando porque está no exterior e esquece que todo mundo é igual (e independente disso também). Então a coisa é bem essa, tem gente bacana, alegre, simpática e eu acho que mais que a média quando você está fora da região de conforto, mas também tem mala viu!

Mas pra mim isso é uma coisa normalíssima. Afinal, ficariam todos perfeitos ao cruzar a fronteira??
Mas, contudo, entretanto, todavia os brasileiros (que eu tive contato) que imigraram e hoje moram no exterior há algum tempo já tem uma visão bem radical da coisa. Me assustou bastante porque todos me disseram que brasileiro é a pior raça, só querem tirar proveito de tudo e de todos...

A primeira vez que eu ouvi isso eu me senti meio tocada... o sangue deu uma esquentada e eu só perguntei: Você se considera brasileiro? (resposta: sim) Você só se aproveita dos outros?.... reflexão...
Peraí minha gente. Parece que a galera esquece que é brasileiro também e começa a generalizar tudo.

Aliás generalizar é bem arriscado. Mesmo sendo chato é sempre bom reconhecer os limites das nossas experiências e na forma que vemos o mundo.

Quando eu comecei a ouvir correntemente essa "máxima" (ou mínima) de que brasileiro só quer se aproveitar... eu comecei a entender que isso passou a ser uma repetição sem reflexão. Mesmo que muitos episódios tenham acontecido... Afinal eu também já levei muito baque de brasileiro (no Brasil mesmo) desonesto, sem caráter, mas e aí, foi só isso que me passou... Será que essas pessoas não conheceram gente brasileira bacana, que lhes deu a mão?? Sim eles conheceram... mas é fácil esquecer os bons...



Quanto a expressão da brasilidade...
Também não vejo problema nenhum a pessoa ter canga do Brasil, chinelo, toalha, biquini, blusa e tudo que quiser...
 E o povo acha que isso é coisa nossa... que nada!
Os ingleses usam lenço com a bandeira da inglaterra, vestido com a bandeira (e são muitos tipos), mala, chapéu, ... e tudo mais que se possa imaginar (até retrovisor de carro aqui eu já vi) isso é só pra dar o exemplo de uma nação, mas muitas outras o fazem. Porque a gente recrimina os nossos.... ahh vá lá, gosto é gosto, cada um tem o seu. Pode ser bonito ou feio, mas daí a questionar todo mundo que expressão sua origem à sua maneira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário