melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

quarta-feira, 30 de junho de 2010

aluno é tudo a mesma coisa...

Escrever artigos científicos. Jogos da copa. Ser feliz. Dormir. Sol. Enxaqueca. Sonhos. Angústias. Saudade do que ainda não aconteceu. Ideias encaracoladas na cabeça. Cabelos encaracolados nas ideias. Escrever artigos científicos. Eu já fui melhor um dia.


segunda-feira, 28 de junho de 2010

Coisas pequenas ficam grandes


Existem coisas muito bobas que se somadas ficam enormes e podem gerar um desconforto tbm muito grande.

É isso que acontece comigo com os comentários de pessoas daqui (RS)sobre o resto do país e sobre um monte de coisas....
Eu deveria nem ligar, rir, deixar passar... sim eu deveria, but... eu não consigo. No início eu achava estranho as pessoas terem uma visão tão sem noção, depois eu comecei achar palhaçada, chegou ao estágio de eu querer que todo mundo fosse dilacerado para pararem de me encher a paciência.

Agora eu tiro onda, tiro mesmo. Todo mundo já falou a asneira que quis agora eu, sempre que dá falo o que penso.

Alguns episódios da última sexta-feira pra vcs entenderem.

Eu: Ah!! Fulana me perguntou se a gente ia sair com chuva! Eu disse claro, eu saio até se tiver chovendo canivete.rrsrsrsrs
G1. Ah! É porque aqui quando a gente é criança as mães não deixam a gente sair na chuva... é por isso.
Meu pensamento: (sim, mas a gente já tem 30 aninhos nas costas)
Eu digo: AHH! PeloAmordeDeus, vc acha que em outros lugares as mães deixam os filhos saírem na chuva??? Peraí meu filho, qualquer lugar quando chove nenhuma mãe é sem noção de deixar os filhos saírem na chuva.
Eu pensei – já com raiva (o problema deve ser que aqui o cérebro não sai desse estágio)

Considerações: Pode parecer idiota, e é, mas sabe porque isso me incomoda mais que o normal, desde que eu cheguei nesse lugar as pessoas me perguntam se eu sinto frio umas 1832 vezes, mesmo quando tá o maior calor. E isso é uma coisa tão chata que eu já chutei o balde. Me mandam comprar roupa de frio, me disseram que eu ia sair com cobertor nas costas pelas ruas para sobreviver. E um dia uma pessoa deplorável disse que quando o inverno chegasse mesmo eu não ia sair de casa pra nada porque todos os nordestinos que ele conhecia eram assim. TÔ ESPERANDO ESSE INVERNO CHEGAR. Acho que é porque minha mãe não me ensinou que não deveríamos sair no frio. Kkkk Só as mães do sul cuidam dos filhos... detalhe é que a galera não sai no inverno e reclama o tempo todo do frio... me poupe.

Episódio 2: No carro acabamos de conversar sobre a chuva.

G1: Ah!Vc já deve ter ouvido falar em Josué de Castro. Pois é eu estava lendo-o (me engana que eu adoro) e agora descobri porque vcs “lá de cima” gostam tanto de pimenta!!!
Eu: sim já ouvi falar em J. de Castro.
G1: É porque vcs não tem acesso a sal, então a pimenta era o único condimento que tinham para usar, assim culturalmente a pimenta ficou muito forte.
Eu Pensando (meuDeusdoCéu, manda noção pra esse ser. Eu não acredito que o Josué tenha escrito isso, ou se o fez foi dentro de outro contexto, ou ainda, basta conhecer o mundo pra entender que não é só isso... mais voilà)
Eu disse: Engraçado, a Bahia que é cortada pelo mar de fora a fora se come muita pimenta (E ele acha que no Nordeste e Norte é onde se come pimenta e ele ainda associa que pimenta é uma coisa de pobre).
Considerações: a pessoa só fica querendo explicação para coisas sem sentido. Eu concordo que os condimentos são de acordo com a disponibilidade local, mas a distância do sal em Alegrete é tão grande quanto no interior de Minas... e aí... Minas se consome muito mais pimenta que Alegrete??? Ai, tanta leitura (declarada) e tão pouco racicínio (apresentado).

Episódio 3. Esse é antigo, mas como é da mesma pessoa... Falávamos sobre comidas diferentes...

Eu: Ah!! Minha mãe fazia pra gente mamão verde cozido.
P (outra pessoa): Como assim, doce?
Eu: Não era salgado, cozido, fica tipo chuchu.
G1: Ah! Porque vcs não tinham carne pra comer?
Eu: -----

Considerações: Né briquedo não, morar por aqui!! E ter que ouvir isso com uma frequência relativamente curta. Nessa época eu tive muita vontade de sair atirando pra cima dele, mas eu só senti uma úlcera se manifestando no meu estômago e engoli o sapo. Nada contra uma pessoa ter passado por dificuldade ou fome, mas vc conversar com pessoas que estão sempre te julgando dessa forma, sem dar a mínima atenção ao que vc diz ou qualquer outra coisa é desolador (c'est desolé)...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eu sou de outro planeta

 Bem, agora vem com esse apoio ao dunga... tudo bem não sou a favor da globo, da massificação e alienação nacional promovida por ela, mas peraí... vou apoiar um cara estúpido e grosseiro.

 É pra quem tem como ídolo um cara como dourado do BBB (preconceituoso, grosseiro e estúpido) não me surpreende que apoiem o dunga e muito menos de onde eles vieram.

  Eu tenho pensado se sou demasiado alienada para não concordar com isso... talvez seja.
 Mas porque ninguém faz uma campanha dessa apoiando o Cristovão Buarque, porque não fazem uma corrente forte assim para ajudar os desabrigados do Nordeste, porque permitem essa semana que tenha ocorrido um aumento médio de 25% dos assessores dos parlamentares... Tudo bem, eu não tenho feito nada pelo mundo, mas agora me vem um monte de mané dizer que não é alienado e por isso apoiam o grosso do dunga e são contra a globo. A grande maioria vai continuar assistindo novela e vai continuar sem ter senso crítico nem quando eles mostram uma pesquisa que ser burro é saudável... porque consciência não se alcança por um apoio a um cara que é um técnico de futebol grosso.

  Eu odeio gente grossa, talvez por isso eu tenha estado tão desconfortável aqui. E muito me entristesse que o mundo comece apoiando gente assim...

  Eu quero apoiar uma pessoa educada, gentil, inteligente eu não preciso apoiar o dunga pra demonstrar meu desconforto com a alienação nacional que se prova mais uma vez...e mais e mais.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Insônia é: meu projeto de tese cutucando a minha consciência

 Ela está me perseguindo nas últimas semanas. Acho que é a tensão do fim do semestre, os prazos se exaurindo e eu aqui ou em qualquer lugar diferente de onde deveria estar.

  Eu não sou irresponsável, mas ... tbm não sou disciplinada.

Aí o que acontece: eu fico o dia todo fazendo "n" coisas, menos o que de fato deveria fazer: O meu projeto de tese. Aí quando vou dormir começo a fazer um balanço do dia e vejo que não fiz nada, ou muito pouco, que o prazo está acabando, que outras obrigações estão surgindo, que eu tive um dia (+ um) perdido e aí quero voltar pro computador para fazer algo útil, que eu não fiz nas últimas 12 horas, mas já são 24hs e eu preciso dormir, senão além do dia de hoje perdido terei tbm o de amanhã , pois se eu não durmo não consigo fazer nada, a não ser reclamar, ficar tensa ou ter alergia.

 Mas amanhã acordo tomo um baita chimarrão... é aqui tem uma coisa boa: chimarrão!!!

Hoje é São João no Nordeste (aliás é no mundo todo, mas parece que é só lá), então uma homenagem corujesca!rssrrs

terça-feira, 22 de junho de 2010

O que será que será (de moi! de mim!)



Tudo bem que estou aprendendo é francês, mas essa canção com trechos em italiano é emocionante. Além de ser uma música belíssima (segue a letra em português apenas)

O Que Será
Chico Buarque

Composição: Chico Buarque & Milton Nascimento
O que será que será
Que andam suspirando
Pelas alcovas?
Que andam sussurrando
Em versos e trovas?
Que andam combinando
No breu das tocas?
Que anda nas cabeças?
Anda nas bocas?
Que andam acendendo
Velas nos becos?
Estão falando alto
Pelos botecos
E gritam nos mercados
Que com certeza
Está na natureza

Será, que será?
O que não tem certeza
Nem nunca terá!
O que não tem concerto
Nem nunca terá!
O que não tem tamanho...

O que será? Que Será?
Que vive nas idéias
Desses amantes
Que cantam os poetas
Mais delirantes
Que juram os profetas
Embriagados
Está na romaria
Dos mutilados
Está nas fantasias
Dos infelizes
Está no dia a dia
Das meretrizes
No plano dos bandidos
Dos desvalidos
Em todos os sentidos

Será, que será?
O que não tem decência
Nem nunca terá!
O que não tem censura
Nem nunca terá!
O que não faz sentido...

O que será? Que será?
Que todos os avisos
Não vão evitar
Porque todos os risos
Vão desafiar
Porque todos os sinos
Irão repicar
Porque todos os hinos
Irão consagrar
E todos os meninos
Vão desembestar
E todos os destinos
Irão se encontrar
E mesmo padre eterno
Que nunca foi lá
Olhando aquele inferno
Vai abençoar!
O que não tem governo
Nem nunca terá!
O que não tem vergonha
Nem nunca terá!
O que não tem juízo...(2x)

sábado, 19 de junho de 2010

O dunga na verdade é o zangado


O dunga é o gaucho típico (não são todos, mé...): acha que pra ser competente tem que ser chato, que pra ser competente tem que ser grosso, que para ser competente tem que ser infeliz, que pra ser competente não pode ouvir ninguém ... e no final é ruim de serviço.

Bom mesmo é o hino do Casseta e Planeta:
"Ênte, ênte, ênte... o Dunga é coerênte"
"Ido, ido, ido... o Dunga é bem vestido"
" Ático, ático, ático... o Dunga é simpático"

Meu aniversário 2

 Hoje eu recebi um email de uma GRANDE AMIGA, que eu gosto muito e acho que ela sempre consegue traduzir em palavras o que eu não consigo alcançar nem em pensamentos. Então vou colocar aqui o email que diz muito de mim e da minha trajetória de vida.

"Amiguicha... nem sei se vc verá os seus emails hoje. Tomara que não, pois você deve procurar coisa melhor para fazer neste dia, né?! Mas... o vício, ah, o vício.


Ia ligar, mas se der tempo de colocar crédito no celular, eu te ligo mais tarde... se não der, vc vai me desculpando... Tô escrevendo assim, meio no escuro, afinal, para que cerimônia entre amigas?

Toda vez que tenho que pensar em algo para te dizer ou em aniversários, como é o caso, ou em momentos que vc precisa de consolo, sempre me lembro da trajetória que nos colocou onde estamos hoje. Nossa, quando falo assim, até parece que somos secretárias gerais ou ministras de alguma coisa hehehe... Mas estamos, de certa forma, nos realizando.

Pessoas como vc (e eu tb, mas como hoje é o seu dia vou me deter em vc heheh) não tem muita escolha. As oportunidades, quando aparecem, tem que ser agarradas. As vezes, erra-se, mas... como só se descobre depois (as vezes muito depois), não tem mais volta, mas pode ter conserto. Ufa! Ainda bem...

Vestibular? Faculdade? ..faz-se a que der para passar. Afinal, precisa-se garantir um curso superior para nao passar o resto da vida atrás de balcões de lojas (adoro papelarias, mas... são lojas) ou a procura de um casamento bem sucedido (no sentido monetário hehe)

Oh, que curso fazer?.. escolhe-se pela relação candidato/vaga, pelas provas dissertativas mais fáceis. Assim, do jeito que escolhe-se pelo preço dos cardápios, e não pela vontade de experimentar outro prato. Não se pode dar o luxo de seguir a vocação. Que vocação? Precisamos de emprego depois... Esta é a vocação: aprender! Se não sabe se gosta, aprende a gostar, se é tímida, deixa de ser para dar aula...e outras coisas mais.

Mestrado, doutorado? Que diabo é isso? Não sei, mas dizem que é bom, é para ser professor universitário. Ah, professor universiário ganha razoavelmente bem, é legal ser professor... Bora fazer, então! Mas tem que ser aquele que aceita entrevista à distancia, pois cadê o dinheiro para sair por aí viajando...? Opa! Novamente: escolhemos dentre aqueles que dá para faze...não dentre todos que gostaríamos (sem falar daqueles que dá mas que a gente nao passa heheh). E não é que deu certo?

Enfim, realizamos um sonho. Uai, peraí, que sonho? Não sonhamos com isso! Mas sonhamos em estar melhor do que antes, sempre. Então, de certa forma, realizamos um sonho.

Nossa, que dureza!!! Deixe-me amenizar as coisas: as oportunidades, aquelas que agarramos, muitas e muitas vezes nos levam a outras e outras... embora tudo seja feito "meio no escuro" (as vezes elas passam a noite kkk) e, quando vemos... estamos melhor do que antes. É meio romantico, mas é isso mesmo, não?!

Mas vc deve ser perguntar: "onde essa menina quer chegar com essa história toda"? E eu respondo: sei lá! Hoje é seu aniversário, e eu queria dizer alguma coisa kkkk. Com esse blá blá blá, só quero que saiba que te admiro muito, por tudo que conseguiu e está conseguindo enfrentar.

E, para não mudar a tradição, te desejo toda a sorte de oportunidades do mundo ( em em qualquer lugar do mundo). Que quando elas passarem, vc tenha forças para continuar agarrando-as e não solta-las, até descobrir que valeu a pena e que vc está melhor, bem melhor do que antes, sempre!

No mais, bejim no coração! Un bise dans coeur! (seria isso?)"

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mon Aniversaire





Frase do dia: "Personne ne peut revenir sur un début, mais tout le monde peut considérer une nouvelle fin"

Águas de março em francês

Les eaux de mars - Águas de Março em Francês, olha que lindo!!!



  Pra quem quer aprender francês e curtir uma boa musique c'est très bon!! (é muito bom)

Frase do dia: "Le pessimiste voit une difficulté dans chaque opportunité ; l'optimiste voit une opportunité dans chaque difficulté"

Essa é fácil traduzir né: O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, o otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade.

Eu me considero uma pessoa otimista, mas realista. O meu maior problema é que eu reclamo muito, mas muito mesmo... de tudo... mas eu considero que são coisas diferentes. Preciso parar de reclamar um pouco, mas não combino com o jogo do contente da Pollyanna.

Eu sou honesta e isso as vezes choca. Hoje um professor meu reconheceu muitas  das coisas que eu questiono (não pelo que eu disse, mas por sua própria percepção), foi importante pra mim perceber que eu não sou só uma velha chata e reclamona, imatura e radical... eu penso, eu analiso e não é qualquer argumento e/ou grosseria que me convencem... eu tenho até aprendido a fingir, para preservar minha saúde, mas no fundo eu alimento uma indgnação que se converte em reclamação... vou tentar melhorar (reclamar menos, mesmo com uma boa consciência crítica das coisas)... imagina eu com 70 anos...srsrs... tô caminhando pra chegar lá mais tranquila.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Meu doutorado


Mafalda do Quino: brilhante!!

Frase do dia: Les grandes réalisations de ce monde ont été accomplies par des hommes fatigués et découragés qui n'ont jamais renoncé
Minha tradução: As grandes realizações do mundo foram feitas por homens cansados e desencorajados que nunca renunciaram.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Ser diferente


Realmente POA não é um bom lugar para se assistir uma copa do mundo... aqui deve ser bom pra alguma coisa.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brasil na copa!!

Brasil, meu Brasil brasileiro!!!

  Meu palpite: Brasil 3 X 1 Coréia


Frase do dia:
La meilleure façon de s'ennuyer est de suivre toutes les règles établies
tradução minha: A melhor forma de se entediar é seguindo todas as regras estabelecidas.

           Tanta gente que eu conheço podia se dar conta disso, especialmente quem fica cagando regra pra cima de mim, se eles soubessem como eu gosto....
  

Aprendendo francês

La tendresse est un cadeau universel et désintéressé
O afeto é um dom universal e altruísta. - traduação google!!rsrsrs
  Minha: o afeto é um presente universal e desinteressado (no sentido que não exige troca). É voilá, um dia eu aprendo francês.  
Se alguém tiver uma dica agradeço.

A propósito quem quiser aprender francês, dicas: http://www.rfi.fr/ é a melhor opção tem como ouvir a radio o dia todo e eles tem um link francês facilie que vc ouve uma notícia eles dão exercícios para testar o francês. Ah! Outro site que pouca gente conhece e que vale a pena pra quem está começando é o http://francoclic.mec.gov.br/

Bem, eu gostaria de incluir algumas músicas aqui, mas ainda não aprendi...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Telhado ecológico

 Eu partilho dessa causa!!! Quero colocar na minha casa na área da churrasqueira, será que dá??? Dei uma investigada e parece que sim, vai ficar muito legal.
PS. minha casa ainda não tem churrasqueira, mas vai ter um dia!!rsrsrsr

A foto foi em Nova Petrópolis - RS, onde fomos no findi, como chamam o fim de semana por aqui!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Doutorado sandwich na França

Ontem foi um dia bom!!! Recebi a carta do meu potencial orientador francês com o aceite!!! Potencial porque eu tenho que conseguir a bolsa da Capes para que ele me oriente de fato.
  Tbm aprovei um artigo numa revista!!! Tudo bem que não é lá essas coisas, mas... É  B1 pra minha área!!!

  Pra um dia é tudo de bom!!! Vou postar algumas coisas sobre a minha pretenção de fazer parte do doutorado na França, estou apenas começando o processo (que não é simples), não sei se vou conseguir, mas estou confiante.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Eu resolvi criar este blog para me ajudar, pois eu descobri que escrever me faz bem. Depois de ter passado por uns perrengues emocionais no ano passado ...

Mas tbm, quem sabe, talvez eu possa ajudar algumas pessoas a passar por processos comuns aos meus...

E tbm quero manter contato com algumas pessoas queridas que podem me acompanhar nas minhas andanças que felizmente tem sido frequentes!

Assim o blog vai versar por vários assuntos, vai seguir o poema da minha vida: ora feliz, ora triste, ora na labuta, ora na festança, ora na angústia, ora na euforia... c’est la vie!

Eu demorei a decidir em publicar um blog, por receio de diversas coisas: me expor demais, me colocar em polêmicas (costumo ser sincera demais), escrever errado (em sendo uma pessoa com um nível de formação “alto”[?!])... Tudo isso sabe porque? Eu tenho (gente eu ia escrever: temos medo de ser julgados... mas eu lembrei do empretec e mudei a frase, qualquer dia escrevo sobre o empretec aqui) medo de ser julgada, apesar de ser julgada continuamente.

Na verdade, a gente quer ser julgado, desde que sempre bem, sempre positivamente. Mas quanto mais a gente se expõe mais riscos de errar tbm ocorrem. Dizem que os tímidos são tão críticos que não querem se expor ao ridículo, por isso, nunca se manifestam... eu concordo com isso, claro que tudo tem grau e proporção. Detalhe: não sou tímida.. Costumo me expor bastante e já errei (e continuo errando) bastante, mas cansei de levar pancada assim...

...Vou colocar algumas considerações importantes sobre o que vou escrever no blog:

- Eu vou colocar minha opinião: minha opinião não significa a verdade.
Minha opinião faz parte, da minha maneira de ver o mundo, das minhas experiências, valores, cultura, e de um monte de coisas só minhas! Inclusive de como eu acordar no dia que eu expressá-las. (o que não quer dizer que eu tenha o direito de falar qualquer coisa, mas sim de que eu posso me divergir da opinião dos outros inclusive da maioria)

- Eu não vou contar com revisor de português, assim desde já me desculpem pelos erros, fiquem a vontade para me avisar quando os virem.

- Eu não gosto de regras e padrões, mas venero o respeito. Concordo com Voltaire: “Posso não concordar com uma palavra do que disser, mas vou lutar até a morte pelo direito de dizê-la”

- Quando eu digo que não gosto de regras é porque eu acho que temos que nos desprender de algumas paradigmas que só promovem o reducionismo do entendimento de mundo e das relações sociais, assim eu acho que aquelas que podemos (e que não causam problemas) temos que tentar transgredir ( um exemplo clássico: eu acho até legal saber de etiqueta (diferente de educação), mas não vem me dizer como eu devo tomar vinho, quando, com o quê, que tipo... acho o “Ó”, tudo bem pra quem gosta – eu respeito, mas ficar querendo padronizar a vida dos outros aí já é d+, a vida já tem muita regra, então vou tomar meu vinho e vcs vão tomar... o de vcs).
- minha submissão as regras se esgota no meu trabalho (e alguns outros poucos lugares) e eu aqui não estou trabalhando.

- Entretanto respeito e bons modos (educação) eu venero mesmo. Educação e gentileza pra mim são sinônimo de elegância... rara nos dias de hoje. Então desejo a todos muita gentileza no cotidiano, que consigamos (eu especialmente) ser educados mesmo quando for difícil e não for recíproco.

- Por fim eu penso muitas coisas ao mesmo tempo, assim , as vezes vai virar salada de fruta: muitos parênteses, aspas, colchetes... e vai e vem. Não vou me reprimir, se eu sentir necessidade tento reescrever.

Prelúdio

(eu) - Amor tô pensando em criar um blog...
(meu amor) -...
(meu amor) - Pode...
(eu) - Pode!!?? Mas o que vc acha?
(meu amor) - Acho bom, mas dá trabalho.
...
(eu) - É... acho que estou procurando fazer um monte de coisa, menos as que eu devo fazer!rsrsrs