melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dicas para a prova de proficiência da Aliança Francesa

 Bem, antes de fazer a prova de proficiência em francês na aliança eu procurei alguma coisa na net e não achei muito, assim vou dar minha impressão da mesma pra tentar colaborar com os que ainda vão fazer. Antes de qualquer coisa sugiro dar uma olhada em provas anteriores pra saber o nível e o estilo da prova.

Meu nível de francês é baixo, eu acabo de concluir o básico da aliança, mas estudava concomitantemente em outra escola, no último mês fiz umas aulas particulares e há uns 3 anos eu tinha estudado um pouco de francês (apesar de achar que esse estudo anterior não ajudou pelo tempo parada) e eu fiz 80% da prova. Até o pessoal da aliança ficou impressionado com minha nota, afinal eu ainda estou num nível muito aquém do sugerido.

 Quando fui fazer a prova achei que não passaria porque tinha um monte de patricinha poliglota (ou troglodita) bem metidinhas dizendo que estavam fazendo pela 3ª, 4ª vez e não tinham passado, que eram fluentes em alemão, inglês, estavam no fim do intermediário... e eu pensando putz, fudeu!!! Eu não sei nem português direito, fora que não saber inglês mexe muito com minha auto-estima, então fiquei bem quietinha. Até tentei fazer uma piada pra relaxar, mas ninguém riu, então eu vi que era um peixe fora d'água!!! Eu acho que é aquele velho esquema aqui do sul, o povo acha que pra ser bom nas coisas tem que ser sério, tem que ser concentrado... eu acho que pra viver a gente tem que tentar ser feliz!!

Mas voltando a prova, vou dar minhas impressões e sugestões:
 Achei a prova bem difícil. O que me ajudou muito foi ouvir a RFI (http://www.rfi.fr/) mesmo sem prestar a atenção eu fico ouvindo e fazendo outras coisas no computador, de vez em quando ia prestando atenção e a medida que o ouvido foi lapidando eu ia entendendo mais e tendo vontade de me concentrar mais. O TV5 tbm ajuda muito, tem vários exercícios é bom ir fazendo de vez em quando.

A parte de falar foi minha pior nota. Eles pedem pra vc se apresentar, perguntam sobre sua pesquisa, o que vai fazer na França, pedem pra falar da sua história, o que seria se não fosse o profissional que é hoje... enfim eu acho que é pra vc conjugar os verbos em todos os tempos. Ensaie isso antes de ir.

A tradução. Os textos não são totalmente difícieis, mas sempre tem alguma casca de banana. Então fiquem de olho nos falsos cognatas, na minha tinha pourtant que quer dizer mas e não portanto. Estude esses falsos cognatos e fique atento. Sempre na tradução tem uma frase muito difícil de traduzir, com uma estrutura diferente, mas tente manter a ideia e torça pra dar certo.

Na interpretação de texto com respostas em francês: muito cuidado o tempo é muito curto pra essa parte. Eu fiz correndo e não tive tempo de revisar, isso é horrível porque você não pode ajustar pequenas faltas de concordância (plural, gênero) e de estrutura da língua. Eu fui pensando em português e escrevendo, porque minha prioridade era responder tudo, depois ia aprimorar não tive tempo mas a ideia funcionou.

Na interpretação de texto onde vc tem que assinalar alternativas entre falso, verdadeiro e não consta no texto: cuidado, essa pra mim é a parte mais cheia de pegadinhas. Eles usam muito a expressão "ne ... que" que quer dizer seulement (somente), isso dá um sentido bem específico pra frase. Então além de entender o texto, que é a parte mais fácil (a meu ver) já que a gente estuda mais lendo, você tem que entender os pormenores das afirmativas, aí tbm tem que ter o cuidado com os falsos cognatos.

 Bem é isso, espero que ninguém perca uma bolsa por não passar na proficiência, afinal lá a gente pode aprimorar tanto né!!! Bem ainda não saiu o resultado da minha bolsa, mas é um alívio saber que a minha parte está cumprida.

Bonne chance!!!!!

Ps. tem um tempão que não entro no blog, minha vida mudou muito, agora tenho um bebê para consumir minhas energias...rsrsrrs
Queria anexar aqui as provas que consegui via internet, mas não sei fazer isso o blogspot não permite. Elas são antigas, mas ao menos é uma luz pra quem não tem ideia. Vou ver se coloco no 4shared... quem tiver interesse dê uma procurada lá teste1proficiencia e teste2proficiencia. abs e boa sorte a todos

68 comentários:

  1. Você é um doce de pessoa! Adorei as duas dicas. Obrigada! :-)

    ResponderExcluir
  2. Li há bastante tempo suas dicas, muito boas por sinal! Ouvi muito RFI, mas mesmo assim o áudio foi péssimo, cobraram 20 questoes do audio, só soube fazer 4... a tradução e a entrevista achei tranquilas! Minha dúvida agora é, será que com uma nota acima de 50 dá pra ir pra França pelo CsF? pq no edital passado foi possível ir com notas baixas, mas e nesse próximo?rs alguma previsão ai gte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não sei que edital é esse. Sei que para o doutorado sandwich (que foi o meu caso) atualmente a prova é dispensada se o orientador externo mandar uma carta atestando que seu nível na língua é suficiente para as atividades que vai realizar na França. Aí vai depender de que atividades vai realizar e se seu orientador externo vai lhe atestar suficiência. Na minha época algumas pessoas conseguiram ir com notas menores assumindo a obrigatoriedade de cursar um curso de francês durante sua estada na França. Mas realmente não sei quanto ao seu edital e como está hoje.

      Excluir
    2. Olá. Você tem as provas anteriores? Tentei acessar o link mas está corrompido. Você teria salvo??? Meu email fonoflaviafaculdade@gmail.com Se puder me ajudar te agradeço.

      Excluir
    3. Olá, também gostaria de ter acesso as provas. Caso ainda tenha, poderia me enviar por email? pedroaquino252@gmail.com
      Desde já, obrigado.

      Excluir
    4. Olá, alguém poderia me enviar as provas anteriores? meu email é arthur.souza.ee@gmail.com, estou estudando para a prova e gostaria de provas antigas.
      Desde já, agradeço a atenção.

      Excluir
    5. se alguem ja tiver e puder me passar!!
      thayannebe@yahoo.com.br
      obrigada desde ja

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Li seu blog e gostaria de saber de exemplos de provas anteriores tb!!!
    Muito grata pelas dicas!!!
    qualquer link por favor...me envia!!!
    paulapriscilamv@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, obrigado pelas dicas! Não consegui acessar as provas anteriores, acredito que esteja com problema. Teria como você me ajudar através do email? Meu endereço é thomas@bomber.com.br.
    Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas. Seguirei todas de dedos cruzados :D
    O link das provas anteriores realmente n funciona mais.
    Desculpa ser mais um enchendo o saco, mas se vc tiver algum material e puder me enviar.
    guetovisck@hotmail.com
    Desde já, obrigado (:

    ResponderExcluir
  7. Olá, ótimas dicas!
    Se você (ou mais alguém aqui) tem um link novo com as provas antigas, poderia enviar-me via email?
    É o seguinto: diegoenq@gmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Olá, as suas dicas são únicas na internet mesmo, além de serem ótimas.
    Há bem pouco material sobre a prova, e infelizmente o link que você disponibilisou está quebrado! Poderia me enviar por email?
    É franciele.krucz@hotmail.com

    Desde já agradeço :)

    ResponderExcluir
  9. Salut!
    boas dicas! mas o site das provas nem ta mais pegando... teria como mandar pro meu email?

    ResponderExcluir
  10. Uau! muito obrigada pelas dicas, eu estava procurando informações como as suas no google, e é dificil de achar...
    a parte do 'não saber inglês mexe muito com minha auto-estima' aushuahsua me identifiquei muito, por que a escolha de aprender o francês quase nunca é a primária, sempre quem vai aprender francês, no mínimo já sabe o inglês, mas não me encaixo nisso hehe
    pena que o link de provas antigas não funciona mais, mas vou ver se dá pra encontrar no google =]

    ResponderExcluir
  11. Realmente, suas dicas tem grande valia.
    Como outros já disseram, o link está quebrado.
    Há a possibilidade de encaminhar alguns documentos e arquivos para me auxiliar no estudo?
    Meu email é: guilhermeaugustoduque@gmail.com
    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  12. será que poderia me enviar o material que você tem?
    meu email é mari_smpinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. gostaria do material que você tem. Poderia me mandar?
    mori.camila1804@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi. Estou cursando a aliança francesa no nível B1.1, mas eu entrei pelo teste de nivelamente e esse e o meu primeiro semestre lá. Vc acha que com esse nivel eu consigo tirar 70 na prova da capes? Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Se alguém puder, por favor, envie as provas anteriores para meu email. Não consigo encontrar .
    camilapamela.pts@gmail.com

    OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  16. Vou fazer a prova no fim do mês, alguém teria algum material ou essas provas anteriores?? Agradeço muiiiito se alguém tiver
    patriciamachado9@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá você sabe onde posso encontrar provas antigas da capes para download?

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal, irei fazer esta prova dia 29 de novembro 2013 agora e tô desesperada pq n faço a mínima ideia de como seja esta prova. Se alguém tiver algum material relacionado a esta prova ou algo que ajude, por favor, peço que envie para o email: guadallupi@hotmail.com ou me add no Facebook: Guadá Bezerra. Agradeço bastante, pois minha bolsa irá depender bastante disso! Gostei bastante das dicas, por favor, me envie os materiais que vc tem. Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito de suas dicas também!! Foi perfeito! Agora, venha cá, onde posso encontrar essas provas? Se tiver, poste aí! Valeu!! Obrigadona! :)

    ResponderExcluir
  21. poderia mandar as provas antigas pra mim por favor? desde já agradeço.

    dm_forever_92@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Por favor, estou precisando das provas...vce poderia me passar? quero muuuuito passar nesse teste...obrigada!!!
    gabiruizbr@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Ei dona corujinha tudo bem, li teu texto sobre o teste de frances, eu gostaria se possivel que voce me indicasse um bom material para estudos, como gramatica, livro didatico, dicionario, site... alguma luz, tenho estudado pelo site, mas tenho mais facilidade em estudar com coisa impressa, que eu possa fazer anotacoes, estudar em qualquer lugar etc..
    meu email: rafaelboss@yahoo.com.br , obr. corujinha

    ResponderExcluir
  24. Oi corujinha! muito obrigada pelas dicas! Fico muito animada, peço que por favor me envie o material que vc tem para fazer o teste pois assim como meus amigos não consegui encontrar muita coisa =/ Obrigada!!
    e-mail: janaina.s@fisica.ufc.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, gostei muito do post, Parabéns! Eu também tentei abrir o link das provas, mas não consegui, se for possível gostaria que enviasse para o meu e-mail: iarlysilveira@hotmail.com
    Estou precisando muito das mesmas, visto que farei a prova neste mês de fevereiro para a seleção do Brafitec para alunos de graduação, e comecei a estudar a pouco tempo, desde já Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  26. olá! não sei se as outras pessoas receberam o material, mas se for possível, vc poderia me mandar? devo prestar a prova e preciso tirar pelo menos 50 para ganhar a bolsa... merci
    gaby_angelzinha@yahoo.com.br

    eu também vou prestar para o brafitec Iarly! :D

    ResponderExcluir
  27. Ufa! Suas dicas me aliviaram! Obrigada!!! Minha prova é daqui a uma semana. Poderia mandar o material pra mikaellepaiva@live.com ?! Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. estou me preparando para prova que farei fim do ano para entrar no doutorado em psicologia , se puder me manda emails com dicas contatos e talz to começando os estudos de frances agora

    abraços
    allyne.evellyn@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Ótimas dicas! =) Minha prova é semana que vem... Você pode me mandar as provas antigas, por favor?
    Meu email é nayana.sbg@gmail.com
    Muito obrigada!! :D

    ResponderExcluir
  30. Poderia mandar as provas?
    leo.campa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Poderia me mandar as provas?? Preciso muito e urgente! :\
    Obrigada!! <3
    izabelalion@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Poderia me mandar as provas?
    Desde já, muito obrigado : thiago.cez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Estou etudando para a prova, obrigada pelas dicas! Deixo a minha também, estou estudando com este curso online e indico para quem também está precisando de uma ajuda para conseguir estudar tudo http://www.aprendum.com.br/curso-online-aula-frances/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caso você não esteja mais usando a sua conta, você poderia me emprestá-la por 3 meses para que eu possa me preparar para a minha prova? Se sim, me envie um whats app ou email? 22 988484373, mateuscsampaio@poli.ufrj.br

      Excluir
  34. Olá , estou estudando também pro teste, quero participar do BRAFITEC.
    Poderia enviar as pra mim? guilhermedantas_ip@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    poderia me enviar as provas antigas?

    stephane.demenezes@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. pelo que vi muita gente quer as provas antigas, inclusive eu. Se alguém tiver eu agradeceria muito.

    pauloh130@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. gostaria das provas antigas também ou algum material se alguém tiver.
    email: daniel.leal.duarte@hotmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
  38. gostaria das provas antigas tb, por favor
    email: gabriel.tetsuo.viel@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Poderia me enviar tambm oliveiracelismar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá, poderia me enviar o material de que fala?
    Meu email é vitxdvasconcelos@gmail.com
    Grata!

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde. Adorei as dicas. Poderia me enviar as provas anteriores?
    Meu email é: barros_douglas@hotmail.com.
    Grato!

    ResponderExcluir
  42. Otimas dicas! =) Minha prova é mês que vem... Você pode me mandar as provas antigas, por favor?
    Meu email é tiagotadeu_get@hotmail.com
    Muito obrigado!! :

    ResponderExcluir
  43. Se puder me passar as provas antigas, meu email é guilherme_sarubbi@hotmail.com
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. achei este link
    https://giramundocavafundo.wordpress.com/2013/01/31/teste-de-proficiencia-em-frances-capes-ciencia-sem-fronteiras/

    mas se tiver mais links ou provas envie por gentileza para
    adridmc@hotmail.com

    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  46. Olá, também gostaria dessa provas antigas. Você poderia me enviar?
    email: thais-1939@hotmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Olá, tudo bem? Me chamo Vitor Favoretto e só gostaria de dizer que essa postagem me ajudou dando uma luz, pq fui selecionado para um intercambio para a França em Novembro passado e precisava aprender o francês para fazer a prova de fevereiro etirar mais que 50. Pois bem, tirei 88,5 e a dica da RFI ajudou muito, gostaria de adicionar a dica de ler o metro news na internet e o portal da TV5 já que lá tem a reportagem em video e escrita. Além de ouvir Stromae! Muito obrigado pelo relato e as dicas, os quais certamente me apoiaram!! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual era o seu nível de francês, quando fizeste a prova?

      Excluir
  48. Olá, como vai? Parabéns pela postagem! Espero que tenha conseguido ir bem na prova! Você poderia me enviar o material que você tem, stp?
    marcohruschka@hotmail.com

    Merci beaucoup!

    ResponderExcluir
  49. Olá, como vai? Parabéns pela postagem! Espero que tenha conseguido ir bem na prova! Você poderia me enviar o material que você tem, stp?
    marcohruschka@hotmail.com

    Merci beaucoup!

    ResponderExcluir
  50. Gostei bastante do seu texto, se puder pode me enviar as provas que você conseguiu?
    email: brunno13pb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Bonsoir! Alguém ainda lendo aqui? também estou precisando muito de provas antigas da CAPES CNPq, alguém tem alguma prova antiga? podem me mandar? adoniasvicente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Bonsoir! Alguém ainda lendo aqui? também estou precisando muito de provas antigas da CAPES CNPq, alguém tem alguma prova antiga? podem me mandar? adoniasvicente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Bom dia! Muito obrigado pelas dicas, ajudará bastante para quem pretende fazer a prova! Gostaria de receber os materiais antigos de prova, meu email é: aarao_gabriel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Olá, me chamo Lucas André. Vi algumas dicas que o pessoal falou aqui qdo estava estudando pra prova, e elas me ajudaram muito. Tirei 89,5. Acho que dps que vc aprende o básico de gramatica (todos os tempos verbais, pronomes, adverbios, ....), a maior dica é vc aumentar seu vocabulario, pq esse é o limitante pra vc conseguir falar, ouvir, e escrever. Eu melhorei muito meu vocabulario vendo videos da TV5 monde de reportagens com legenda em frances (7 jours sur le monde, no canal do youtube), e também ouvindo reportagens com transcrição na RFI (website). Todas as palavras que eu não sabia eu ia anotando num caderno e, no final, eu já devia ter mais de 10 paginas de novas palavras. Só assim eu comecei a entender bem as reportagens que ouvia (sem transcrição). No inicio da um desanimo pq é tanta palavra que vc não sabe que não da pra pegar a ideia do se ta falando. Mas dps de um tempo vc começa a reconhecer as palavras que vc ja anotou e ai fica tudo mais facil. Dou a dica de dps que vc tiver dominado a gramatica so estudar ouvindo mesmo, anotando as palavras, e treinar redação.

    Com relação à prova:

    Escrita (30 pontos) - Nessa primeira parte vc tem 1:15 pra fazer uma carta com 80 palavras no minimo (a minha foi um email demonstrando interesse em uma oferta de apartamento na frança e perguntando algumas coisas pro proprietario) e um texto argumentativo com no minimo 150 palavras (ele te da 2 opções de tema e vc escolhe 1. Na minha prova um tema era algo sobre pokemon go (nem li direito) e um relacionado a importancia da leitura (escolhi esse e escrevi uma redação modelo enem kkkk). Tirei 28,5/30 nessa parte. A dica é escrever pra kct. Tem 20 e poucas linhas disponiveis.

    Leitura (20 pontos) - São 10 questões de multipla escolha, 5 para cada texto. São 2 textos.

    Audição (20 pontos) - São 10 questões de multipla escolha, 5 para cada reportagem. São 2 reportagens. Na minha prova, as 2 foram da RFI.

    Entrevista (30 pontos) - O cara pede pra vc se apresentar pergunta algumas coisas sobre sua faculdade, curso, período e pergunta algumas coisas sobre o pq de vc querer ir pra frança. Se vc tem alguma faculdade em mente, etc.

    Acho que é isso. Não tem quase nada dessa prova disponivel na internet, espero ter ajudado kkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudou muito!!!! No site da AF não tem muitas informações. Obrigada!

      Excluir
  55. Olá, me chamo Carlos Otávio, e gostaria muito caso alguem tenha recebido dicas, ou provas anteriores, que me enviassem. meu e-mail é carlosestevesmelo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  56. Olá, meu nome é mateus Sampaio e eu estou desesperado para essa prova, gostaria de saber se alguém conseguiu as provas antigas. Se puder, envie para o meu email. mateuscsampaio@poli.ufrj.br

    ResponderExcluir
  57. Coloca na nuvem, google drive, one drive e dropbox. Até posso te ensinar. Estou interessado em estudar francês para a prova de mestrado da UFRGS. Sou estudante de Licenciatura em Geografia.

    ResponderExcluir
  58. Ola!Eu também queria as provas antigas, eu preciso muito, é para uma oportunidade única de realizar meus sonhos. Se alguém tiver as provas antigas, me envie por favor. Meu email é amandaroliveira78@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Salut! Preciso muito muito das provas antigas. Se puderem enviar no meu email fico enormemente agradecido.
    O email é rcandidop@gmail.com

    ResponderExcluir