melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Listas sobre mim


Só porque coloquei aqui que não iria escrever porque estou atolada de coisas. Hoje, diante dos diversos problemas, decidi chutar o balde parar tudo e escrever ....

Cinco defeitos meus

- Sou extremamente irritada. Hoje eu briguei com duas pessoas. Uma da loja que me vendeu o colchão porque não chegou e agora acabo de discutir com outro porque a pessoa soltou o cachorro sem coleira na rua e o cachorro veio correndo pra cima de mim e Mariola. Ok, eu acho que tenho razão. Aliás, a gente sempre acha que tem razão né? Mas ser tranquilo não lhe tira a razão. E estar certa não me dá o direito (sempre) de ser nervosinha como eu sou. Mas é tão forte, tão mais forte que eu, que quando vejo já falei, reclamei, me estressei. Eu quando estou tranquila penso muito nisso, como vai ser melhor ser tranquila me convenço que estou melhorando, até aparecer outra bronquinha.... Essa irritabilidade por vezes me faz arrogante. Porque afinal, vira e mexe a gente erra também né... então é muito feio vc estressada com os outros sem motivo... E para uma professora isso é péssimo, porque a gente lida cotidianamente com pequenos dissabores que se você levar a cabo você enlouquece, então sábios são aqueles que relevam cada falta de educação, falta de compromisso que se tem em sala de aula... eu sofro...

- Preguiça (para algumas coisas). Se o mundo acabar eu quero que acabe em barranco pra eu morrer encostada... Eu sou responsável, então o que me é atribuido eu faço, e no fim faço até mais. Mas pra muitas coisas eu sou bem preguiçosa. Tipo acordar cedo, limpar casa (eu gosto do jardim, de decorar, receber, mas....).

- Falo demais. Eu falo da minha vida, do que eu penso demasiadamente. E estou me policiando nesse sentido. Isso desencadeia num efeito colateral perverso as pessoas se metem demais nos meus planos. Tipo eu estou contando que vou fazer tal coisa, mas tenho receio disso... aí começam os conselhos... que me irritam... mas que eu abri brecha pra que ocorrecem. E pior. Muitos conselhos me tratam como se eu não tivesse levado tal aspecto em consideração, então eu tenho que explicar que não que... enfim, quem fala demais tem que ouvir demais. Então tô tentando falar menos.

- Sou orgulhosa. Isso pro casamento é o pior ingrediente, né não?? Aliás pra vida.  Não preciso nem falar que não dou o braço a torcer, não peço desculpa (estou tentando). Sustento minha ideia até...

- Nossa só juntando essas coisa já tá dando medo de mim mesma... Cruzes. 

Se eu pudesse mudar 5 coisas em mim:

- Seria calma, tranquila e serena.
- Super ativa e disposta.
- Falaria pouco e ouviria mais.
- Seria humilde e resignada (não idiota, vai... aquela resignação inteligente).
- Já tá bom né, senão seria santa!!!

5 qualidades, afinal nem só de inferno é feito o mundo né.

- Sou sincera, honesta. E pior, que tem hora que isso pode ser defeito. Aff, até minha qualidade é dúbia... Mas eu acho sinceramente que as pessoas vivem num excesso de hipocrisia. Tá, ela é necessária e molda a tranquilidade social que precisamos. Mas a nossa opinião fica demasiadamente mascarada nesse mundo excessivamente hipócrita, tudo fica muito superficial, desde os diálogos às relações. Por isso tenho amigos com os quais discuto e discordo veementemente com tranquilidade, isso me deixa muito feliz. Sei que não sou amiga de muitas pessoas que não se adequam a esse meu perfil.

- Sou uma pessoa generosa. No sentido de que eu gosto de ajudar as pessoas. É intrinseco a minha pessoa. Não tô me gabando não. Mas eu sempre cumpro uma solicitação de um amigo com prazer. Pra mim não é um sacrifício dar carona, emprestar algo, enviar algum material, revisar algo... claro sem exageros. Eu me sinto feliz em poder servir as pessoas que eu gosto. Sério. Eu tenho alto grau de satisfação fazendo isso. E só me dei conta a medida que fui percebendo que nem todo mundo sente da mesma maneira.

- Sou uma pessoa com um bom senso se justiça. Ainda que eu erre eu percebo que aprendi a usar beneficamento o princípio da alteridade. Que é o de se colocar no lugar do outro. Então a medida que a gente aprende a se colocar no lugar do outro, ver outras perspectivas, ver outro lado, aceitar que nem tudo é como você vê, como vc sente ou percebe vc se torna mais consciente de mundo. As pessoas gostam de coisas diferentes, se alegram por coisas diferentes, se entristecem... Enfim a medida que você aceita essa diversidade na essência você se torna mais justo. Porque quando você vê o mundo de todo mundo a partir apenas dos seus óculos você corre sérios riscos de não entender nada e ser injusto.

- Tá difícil achar essa 5ª qualidade... Talvez a de que eu me espresse bem verbalmente. Não na escrita. Que aliás eu tenho acho que essa dificuldade que tenho com a escrita deva ter alguma relação com minha dislexia. Pequena, mas que existe. Acho que a superei em diversos aspectos, mas escrevo muito mal, especialmente, trabalhos acadêmicos o que me frustra muito.  Mas voltando, eu gosto de falar, e costumo me espressar com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário