melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vontade de nadar...




Eu estou cansada e é tudo!Eu penso na minha vida ao longe e vejo hoje como estou cansada. Será que sou apenas eu que me sinto assim. Eu já penso na minha aposentadoria. No quão vou poder estar tranquila. Não é o fato de não trabalhar, mas de me desligar, de relaxar integralmente.


Eu gosto do meu trabalho. Eu sou “relativamente” (bem relativamente) bem sucedida. Eu gosto de desafios. Afora eu seja preguiçosa para tudo muitas coisas. Mas as vezes eu fico pensando se não teria que ter escolhido algo mais fácil... Não, mas o que eu faço não é difícil. Mas é... eu não sei explicar direito............. É cansativo, infindável...

Eu queria um emprego que ao sair de lá você pudesse se despreender das atividades. Cada vez mais isso é dificil, eu sei.  Mas eu acho que é fortemente intrínseco ao meu trabalho essa relação de que você não pode parar um minuto. Precisa ler, escrever mais e mais, afinal informação não falta e aumenta a cada segundo...

A coisa mais ilária que eu acho é quando pessoas (algumas teóricamente esclarecidas) não entendem o que um professor faz na universidade se os alunos estão de férias, ou ainda como dão tão poucas horas/aulas. Pesquisador e professor é igual mãe, não tem férias nem fim de semana. Sim pais e mães se desvencilham dos filhos, saem, viajam... mas você imagina como anda a cabeça deles, sempre muito ligada, especialmente quando os filhos ainda são dependentes. É isso, eu viajo, curto, mas no fundo tem sempre um artigo na minha consciência, um relatório, uma apresentação, uma pilha de exames para avaliar, um curso para preparar... e sempre tiveram meus projetos de iniciação científica, a dissertação do mestrado, projetos de pesquisas, qualificação, “agora” a tese de doutorado... e não vai acabar nunca. Isso me assusta. Tem gente que adora. Tem gente que finge que adora (afinal temos que ser felizes por livre e espontânea pressão, não é mesmo?). Eu fico assustada.

Ano que vem minha rotina será tão puxada que eu espero nem pensar nisso. Bora ver se passa. Tomara.

Quem sabe um dia eu não mude meus rumos... bora ver né... 

Tô querendo nadar (ou andar) contra a maré...


3 comentários:

  1. Xiii.... conheço esse filme! Sou uma doutoranda e entendo tudo perfeitamente. Sem contar com a vida doméstica, né?, afinal, quem arruma a sua casa, prepara a sua comida, cuida da sua roupa, a nao ser você mesma?

    Sorte e ânimo!

    ResponderExcluir
  2. Corujex, passando pra te dar um up!!!
    "Força na peruca" :)

    ResponderExcluir
  3. Valeu gente!! Mas de "quando em vez" o bicho pega e a cabeça fervilha...rsrsr mas passa...

    ResponderExcluir