melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dicas super básicas para primeira viagem no exterior

 Bem eu sei que tem um monte de site de viagens. Eles são super úteis e sempre me ajudaram muito.

  Mas como a maioria da galera que tem esses sites é ultramegadesenrolados e conhecem praticamente o mundo inteiro eles nem percebem algumas coisas simples que podem ser difíceis prum marinheiro de primeira viagem. Então, minha humilde pessoa, vai falar do básico do básico.

Se você é acostumado a viajar nem leia porque aqui só tem feijão com arroz e mamão com açúcar. Ou leia pra criticar a acrescentar itens.

 Como a primeira vez que vim pra Europa foi pra morar e estou aqui há 6 meses eu ainda me pego observando coisas que não me são habituais.
  As dicas que vou dar são especialmente para França. Outro aspecto muito sério é que eu não sei falar inglês (e meu francês tbm é caquético, mas eu desenrolo). Esse negócio de não saber inglês é uma frustração muito grande, então não vou me ater a detalhes... mas eu já fui a Londres (com uma amiga), mas a Holanda me virei eu e mon marí. Mas digamos que quanto menos se sabe a língua mais atento a tudo e melhor planejada a viagem deve ser.

 Então vamos lá:

 1) Eu prefiro viajar de trem que de avião. Quando descobrir uma passagem bem barata nas empresas que fazem voos a custo baixo (Ryanair, Easyjet... eu faço uma busca nesse site aqui que mostra as mais baratas é bem prático) lembre-se que normalmente os aeroportos são longe e os horários podem ser péssimos, então considere o custo dos translados, também considere que a bagagem é mínima e o excesso costuma ser mais caro que a passagem. No caso dos trens eles  tem estações bem centrais e bem articuladas com os metrôs (mas não são muito baratos). Na França existem muitos descontos para quem tem menos de 25 aninhos... eu já passei faz algum tempo.

2) Na França as passagens de trem devem ser validadas, ou seja, você tem que enfiar o bilhete de train, antes da viagem, numa maquininha amarela pregada numa parede ou pilastra normalmente onde vc vai pegar o trem. Eles chamam de compostagem do bilhete. Se você não fizer isso tem que pagar uma multa (e vc só descobre quando já está dentro do trem e o fiscal passa, como um cobrador de ônibus no Brasil). Mas acho que no caso de estrangeiros eles devem aliviar. A máquina mais comum é essa amarelinha.


3) Eu também uso muito o google maps para ver a distância do hotel para a estação (considerando que estará com malas) e para os pontos turísticos.

4) Eu ultimamente só tenho reservado hoteis no booking, dá super certo e é bem prático. O tripadvisor é legal, mas no final acaba passando pra outros sites. O booking já tem a avaliação do hotel, vc pede a seleção por preço e eu sempre fico muito satisfeita com o serviço. O que não vai bem é porque eu realmente não tenho grana pra ficar em hotel melhor.


5) Para desenrolar com o metrô eu dou uma estudada antes de viajar, qual a estação perto do hotel, qual da estação pra lá... Lembrando que muitas cidades do Brasil nem metrô tem (e que os brasileiros estão invadindo o mundo...!!!! Adoro ver brasileiro pra todo lado, mas eu nunca falo com ninguém... tenho medo do povo metido...rsrsrs), não é simples assim se virar nesses lugares. Então perca tempo entendendo um pouco e lá você vai sofrer menos. O site ótimo é o urbanrail vale a pena dar uma estudada. Lá tem cada cidade, horários de abertura e fechamento (isso tbm é importante) do metrô, preços, pacotes para turistas. Então use o google maps e esse site para situar o endereço e a estação perto.
Então basiquíssimo para andar de metro: veja (e anote) o número e a cor da linha que precisa pegar, o nome da parada que vai pegar ou descer e não se esqueça, qual a direção que tem que pegar (se é indo ou vindo) você tem que ver a última parada dessa linha que irá pegar, a direção é definida por essa última parada.

6) é uma bobagem, mas aqui eles querem que se jogue o papel higiênico no vaso sanitário, não no cesto. É estranho no início, mas depois vc vê que é ótimo, afinal não fica aquele monte de papel mal cheiroso (será que pode se escrever assim?) apenas há o cesto para absorvente e outras coisas. Eu digo isso porque lá em Amsterdan o cara, muito simpático, quando viu nossa nacionalidade ele disse: "Brasileiros!! Bem vindos, mas o papel é pra jogar no vaso viu!!!" Tudo isso em inglês e até que eu entendi, mas só então eu percebi como isso pode ser incômodo pra eles que não são habituados e fazem a limpeza (eu não vou entrar no mérito se isso é certo ou errado. No início achei super estranho, agora acho super prático, não sei porque não temos esse hábito)...


7) Os garçons parisienses tem a fama de serem chatos (insuportáveis talvez). O blog conexão paris explica super bem o problema. Eu felizmente não tive problemas por lá. Mas de maneira geral os garçons aqui no sul não são nada simpáticos. Relaxe e se divirta mesmo assim. Já sente ciente que isso pode acontecer, vai ajudar a passar por isso de uma maneira mais tranquila (ainda que não seja mil flores). Mas uma coisa que percebo (e entendo como uma certa explicação) é que aqui as pessoas que trabalham como garçons (e atividades como essa) tem um salário digno, então elas tanto podem estar servindo agora como podem estar numa mesa sendo servidas. A questão é que a diferença de classes é menor, não existe a discrepância que há no Brasil, isso reduz o perfil subserviente desse tipo de funcionário. O que não justifica, de forma alguma, a falta de educação e gentileza. Mas nos faz compreender que ele cumpre seu trabalho, mas não é bobo e se submete a qualquer coisa. Eu quando penso nisso, fico mais feliz, orgulhosa de estar numa sociedade mais justa. Eu odeio esperar, gosto de ser bem tratada. Mas tenho tentado excercer minha paciência e convivo com isso nos mais diversos ambientes (padaria, supermercado, etc.) e vendo sobre essa perspectiva eu gosto, pois isso é uma das coisas que me encanta na França um mundo mais igualitário.

8) Nos ônibus quem coloca e tira a bagagem é você mesmo, nada de motorista ou outra pessoa pra fazer isso. Aliás isso serve para muita coisa, como colocar gasolina, empacotar as coisas no super além de vc levar a sacola...

9) Dá pra economizar muito (se preciso claro...) comendo sandwiches, fazendo picniques. Aqui na França é super natural (nos outros paises tbm, mas aqui acho que é mais, pelo que andei falando com uns italianos), você compra no supermercado e senta onde quiser e come, numa boa. Mas claro se puder dê uma experimentada num bistrô, afinal sabores também são descobertas da viagem...

10) Se alugar um carro muito cuidado com o combustivel que tem que colocar, sei de altas estórias de gente que trocou e sofreu bastante... É porque aqui tem carros à diesel e gasolina, mas diesel é gazole e gasolina é essence... então muito cuidado!!

 Pois é quando estou na rua vendo as coisas eu fico só pensando que isso dá um post, quando venho postar já esqueci tudo... se lembrar volto e posto mais un cadin.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário