melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

J'aime la France

 Na última sexta-feira o globo reporter foi sobre a Provence. É a região que morei na França, nem pude assistir ao programa, mas depois vi pela internet (no próprio site do globo reporter é possível ver).

 O estilo de vida das pessoas de lá me encanta. Gostaria de criar meus filhos com aquela perspectiva.
 As pessoas aproveitam os fins de semana para curtir a natureza, fazendo caminhadas, andando de trilha. E não é no plano não, são morros e mais morros, e não são apenas jovens não, muitas pessoas de terceira idade em longas caminhadas.

 Cidades super pequenas, super simpáticas. Aqui, quando falo que gosto de morar numa cidade de 150 mil habitantes o povo fala que eu adoro uma roça mesmo. Todo mundo reclama que não tem nada... imagina cidades de 400 pessoas que são fantásticas. Tudo bem, na França elas têm muito mais estrutura e melhores serviços, especialmente de transporte. A qualquer problema vc acessa outro lugar. É uma região muito bonita e tursítica, então tem um dinamismo contínuo. Os champs de lavanda ou os campos de lavanda são lindos. Conheci quase todos os lugares (da Provence) da reportagem e recomendo muitíssimo. O ideal é ir no período que as lavandas estão floridas, pois é ainda mais bonito, mas é sempre bom. O Gorges do Verdon é fantástico.

Se eu pudesse e meu dinheiro desse eu viveria uns anos lá, depois voltaria. Vi um blog de um brasileiro que foi morar numa dessas cidadezinhas por um período (me pareceu um ano) só para pedalar nos arredores e curtir a culinária e os costumes locais. Imagina que sonho.

As feiras, os parques. E lá é bem menos frio que a Europa do Norte, o Mediterrâneo tá ali colado...

Umas fotinhas só pra eu matar a saudade dessa experiência ímpar que só tenho boas lembranças.














Um comentário: