melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

J'aime la France

 Na última sexta-feira o globo reporter foi sobre a Provence. É a região que morei na França, nem pude assistir ao programa, mas depois vi pela internet (no próprio site do globo reporter é possível ver).

 O estilo de vida das pessoas de lá me encanta. Gostaria de criar meus filhos com aquela perspectiva.
 As pessoas aproveitam os fins de semana para curtir a natureza, fazendo caminhadas, andando de trilha. E não é no plano não, são morros e mais morros, e não são apenas jovens não, muitas pessoas de terceira idade em longas caminhadas.

 Cidades super pequenas, super simpáticas. Aqui, quando falo que gosto de morar numa cidade de 150 mil habitantes o povo fala que eu adoro uma roça mesmo. Todo mundo reclama que não tem nada... imagina cidades de 400 pessoas que são fantásticas. Tudo bem, na França elas têm muito mais estrutura e melhores serviços, especialmente de transporte. A qualquer problema vc acessa outro lugar. É uma região muito bonita e tursítica, então tem um dinamismo contínuo. Os champs de lavanda ou os campos de lavanda são lindos. Conheci quase todos os lugares (da Provence) da reportagem e recomendo muitíssimo. O ideal é ir no período que as lavandas estão floridas, pois é ainda mais bonito, mas é sempre bom. O Gorges do Verdon é fantástico.

Se eu pudesse e meu dinheiro desse eu viveria uns anos lá, depois voltaria. Vi um blog de um brasileiro que foi morar numa dessas cidadezinhas por um período (me pareceu um ano) só para pedalar nos arredores e curtir a culinária e os costumes locais. Imagina que sonho.

As feiras, os parques. E lá é bem menos frio que a Europa do Norte, o Mediterrâneo tá ali colado...

Umas fotinhas só pra eu matar a saudade dessa experiência ímpar que só tenho boas lembranças.














quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Coisas que todo mundo gosta e eu tô fora

 Dinossauro... ahh me poupe, uma vez num trabalho do doutorado visitamos um lugar e o cara disse que das coisas que as pessoas mais se interessam no mundo (incluindo coca-cola e afins) os dinossauros eram dos primeiros. Não vejo graça, a única vez que achei um pouco interessante foi no museu de ciências naturais de Londres, mas mesmo assim, não consigo me interessar por eles...


 Vampiro, tá pode parecer só coisa de adolescente, mas tem muita gente que se interessa viu, surpreendentemente.
Só gosto desse:


Ovni. Não gosto, não acredito, não me interesso e acho o argumento: o mundo é muito grande pra ter só a gente totalmente dispensável. Tá eu sou chata. Eu sei. Mas eu odeio gente que defende uma coisa baseado numa frase de efeito que todo mundo usa. Me parece que a pessoa nunca parou pra pensar de fato no problema. Ela é um papagaio que apredeu a repetir. Tenho amigos que adoram. Tinha até um amigão que ele cedia seu computador quando ele não estava usando para uma coorporção que procura seres extra-terrestres ficar usando a CPU enquanto ele estivesse em descansso de tela, ou seja, enquanto ele não estivesse usando. Ele é um cara super culto, bacana, mó gente fina. mas não me convencia.


Moda. Eu gosto de me vestir bem, gosto de coisas de casa, mas os modismos raramente me apetecem. Tipo, eu não gosto de caveira e não é porque ela é de brilhante que isso vai me fazer usar... isso serve pra muita coisa. Além de ser muito efêmero. Regrinhas da moda. eu até tento ser educada com quem compartilha dessas preocupações comigo, mas confesso que acho totalmente fútil. Não se deve ir a casamentos de preto, curto, com exarpe... aí no ano que vem deve-se ir a casamento com exarpe, preto, curto... ahh pelo amor de good não deixe de ir com carteira... Vamos pensar só um pouquinho. Que diferença esses detalhes fazem para as pessoas? Me dê uma razão minimamente interessante. Claro, vamos nos vestir adequadamente para cada ocasião, mas não venham me arrotar conhecimento inútil sobre coisas desnecessárias porque se eu não faço não é porque não sei, mas porque não concordo e não me interesso por detalhes sórdidos... fora que os cabelos tem que ser lisos pra vc estar elegante... ai como isso me cansa... mais voilà. Só pra não criar polêmica eu faço o mínimo necessário.

Comprar. Eu gosto de comprar, não é bem isso. Eu só não gosto que a compra ou o ato de comprar seja um lazer, uma alegria per si. Por exemplo, em Recife inauguraram um shopping ultra famoso e as pessoas acham o máximo ir pra esse shopping, é símbolo de status, alegria e vida...rsrsrrs Eu vou a shoppings, eu vejo vitrines, eu compro coisas, não sou hipócrita. Só acho que devemos dar ao césar o que é de césar... o shopping é um lugar de compras, nada além disso. Ninguém posta no face que está no parque da jaqueira, poucas pessoas fazem um esforço pra ir lá...

Então é isso... gosto é de coisa simples, sem muito glamour e badalação.