melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

terça-feira, 28 de junho de 2011

Calar-se não é anular-se

Eu acho que redes sociais devem conter apenas discussões simples e talvez e até superficiais. Outros ambientes permitem colocar sua opinião de maneira mais honesta, mas lá é um pouco arriscado. Tenho visto uma galera se estressando no facebook e falando um monte de besteira, discutindo coisas que só desgastam.
Mas confesso que as vezes dá vontade de responder umas colocações... ahh isso dá.... Mas vendo o erro alheio e tentando me preservar vou ficar quietinha por lá e me manifestar aqui. 
 
Uma das discussões tem acontecido em torno do que já tratei aqui, brasileiros que moram no exterior e ficam publicando problemas do país e fazendo uma série de (des)considerações...

Uma delas é a publicação de um dado que o impostômetro vai chegar a 700 bilhões de reais.
Ok, terrível, concordo plenamente com as pessoas que comentaram destacando como pagamos impostos e não temos acesso a serviços públicos de qualidade. Isso é nítido, triste e devemos buscar mudar. Aqui na França mesmo um carro zero pode ser comprado por 6 mil euros, algo em torno de 15 mil reais (conversão simples pra 2.5, convertendo ou não é uma diferença muito alta). Essa diferença no Brasil é explicável simplesmente em função dos impostos, é assustador, não é mesmo? Também é importante considerar que os carros franceses já pagam impostos e conseguem ser vendidos a esse preço.
Ok, concordo com essa discussão, mas o que eles dizem é: que os brasileiros (eles ficam fora da categoria) são idiotas que pagam esse absurdo e não fazem nada pra mudar o país (me diga o que eles já fizeram), que somos todos alienados e não vemos a realidade do mundo (só os grandes pensadores como essas figuras tem a capacidade crítica de enxergar isso), que a única coisa “sensata” a fazer é arrumar as malas ir pro aeroporto e sair fora (humum é assim que se resolve um problema??).... só pra ilustrar esses poucas considerações...

Uma coisa que eu gostaria de dizer é: que é muito fácil se isentar da responsabilidade sobre qualquer lugar e apontar o erro (o culpado, o ignorante que não vê, não entende e não muda) porque eles serão culpados pelos erros políticos, sociais e econômicos da Inglaterra? Ou da Escócia? Ou de qualquer outro lugar? Não. Eles estarão sempre acima do bem e do mal, afinal é só falar mal de onde estiveram ( Brasil, Portugal, Itália, África...).
Ah! Sem falar que a condição dos países onde eles vivem agora não é fruto do trabalho e da mobilização social que eles fizeram.

E ainda "falam" coisas do tipo: “e onde estão os meus amigos letrados para se manifestar sobre esse problema, agora eles se calam...” Eu fico lembrando da fala da professora do RN, contra números não existem fatos... e como a gente erra quando pensa assim e ela mostrou muito bem isso, hem!! 

 Eu me calo, mas apenas nas redes sociais! Adoraria reencontrar essa(s) pessoa(s) e dizer tudo isso.
Dizer pra dar uma lida em Paulo Freire, um GRANDE letrado brasileiro que explicou três níveis de consciência (em “Educação para autonomia”): consciência intransitiva, consciência ingênua e consciência critica, na primeira a gente vê o mundo mágico sem entender como e porque as coisas acontecem, na segunda a gente entende como as coisas acontecem e acredita que elas acontecem dessa forma porque existe um culpado e o culpado é sempre o outro, nunca ele se responsabiliza pela sua realidade, e a consciência crítica onde as pessoas passam a assumir as responsabilidades pelos problemas e, assim, elas os compreendem melhor e trabalham para resolê-los ao invés de perderem tempo achando culpados.
Pois é, pra mim é muita consciência ingênua pro meu gosto. Eu reconheço e gostaria que nos mobilizássemos mais, mas também sei o quão difícil isso é na prática. E assumo que a mudança está em mim, em como faço meu trabalho, em como sou honesta e politizada diariamente, nas pequenas coisas, não no marketing pessoal que as pessoas fazem hoje, apenas para se promover. 
  Muito cômodo sair e apontar o dedo pros que ficaram... e eles que se cuidem, porque o Brasil, com todas as mazelas (que eu luto dentro das minhas possibilidades pra acabar), vai pra frente, enquanto tem muito país desenvolvido que tá parando, talvez eles vão ter que andar mais pelos aeroportos!
 
Enfim, eu estou buscando ser uma pessoa mais tranquila, sem grandes discussões, mas minha cabeça fervilha quando vejo uma coisa assim e eu preciso discutir, ainda que apenas comigo mesma....


segunda-feira, 27 de junho de 2011

O que há em mim


"Atrás dessa máscara há mais do que carne e sangue: Senhor Creedy, atrás dessa máscara há uma idéia, e as idéias são á prova de balas." (trecho do filme V de Vingança - Amo demais esse filme!!)


    E como o sol tá forte por aqui....uf.... que venha muita inspiração e energia, de todos eles e outros más..............................hehehe Mafaldíssima fofa!!


"Na sua frente, um humilde Veterano do Vaudeville, arremessado Vicariamente ao mesmo tempo como Vítima e Vilão pelas Vicissitudes do destino. Essa face, não uma mera aparência de Vaidade é o Vestígio da Vox populi agora Vaga, desaparecida, uma Vez que a Voz Vital da Vero similitude que era Venerada, acha-se Vilipendiada. Entretanto, essa corajosa Visitação de uma opressão de eras passadas está reViVida e será conquistada por esse Venal, Virulento canalha Vanguardista deformado autotestemunho de Violentos Vícios e Violações Vorazes da Vontade. O único Veredito é Vingança, a Vendetta, contra aquilo que suprimiu a Vontade, não em Vão, porque o Valor e a Veracidade de algo semelhante, um dia será reiVindicado pelos Vigilantes e Virtuosos. Realmente, este Vichyssoise da Verbosidade é extremamente loquaz diante de uma introdução, e assim é uma grande honra conhece-la, pode me chamar “V”." (do filme tbm!!)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

domingo, 19 de junho de 2011

Hoje é um dia especial

Então vou colocar dois videozinhos bem legais.

Um de uma música que é forte na minha história, relembra minha adolescência e juventude... pena que é um comercial, mas tudo bem o que importa é que ficou muito legal



E uma música que eu adoro demais. Vamos celebrar com Oswaldo,



Vou celebrar a vida que me presenteia diariamente com amigos, oportunidades, sonhos, viagens e tanta coisa que eu só posso celebrar e agradecer!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma homenagem ao eclipse lunar

 Olha que onda esse clipe do Gil....







A gente precisa ver o luar!!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Barcelona é incrível

 A cidade que mais me impressionou até agora foi Barcelona. Muito bacana.


   Não é pra assustar só pra informar!! Eu gosto disso.


 A gente andou horrores... haja perna nesse turismo de meu Deus. E ainda pegamos o ônibus turístico. O ônibus turístico é uma coisa que adoro (apesar de uma galera criticar muito), mas pra mim a única crítica é com o preço... sempre salgadinho... mas é muito prático, você tem uma visão geral com explicações, transporte, depois escolhe onde ir.

  Ai que entra o problema escolher... Eu não fiz um monte de coisa por falta de grana (entradas de mais de 10 euros pesam no fim do dia). Mas tudo que fiz foi muito legal.



  Como um lugar pode concentrar tanto artista, tanta gente visionária, de vanguarda!!! Putz eu gostei demais do tal do Gaudi. Cara louco, construções malucas. Mas vê o quão essa loucura nos deixa perplexos e maravilhados.


 O Arco do Triunfo, lindo, lindo, lindo!
 No Parc Güel...
 A Sagrada Família é gigantesca e inacabada ainda... acho que nunca vão terminá-la, pois o charme está aí.

  "A gente não quer só comida a gente quer comida diversão e arte..."

   Até do avesso, de cabeça pra baixo.... Barcelona encanta (veja o fundo das sacadas!).

 Agora eu não sei se foi a minha loucura mas o Palau de Musica Catalã mexeu demais comigo. É um lugar incrível.... No início da visita tem um vídeo explicando o contexto histórico, cultural (e revolucionário) dos pioneiros. Eu fiquei tão abalada com os caras... pensei na minha pequenez e no quanto a gente tinha que ser mais intenso em tudo... construir um jardim de pedras, mas um jardim de uma magnitude inacreditável. Até aí, ficar impressionada tudo bem..... Mas gente... quando eu entrei na sala de coros, não aguentei comecei a chorar descontroladamente.

Nunca um lugar mexeu tanto com minha sensibilidade. Eu não podia nem olhar a sala senão o povo ia achar que eu tava passando mal. Ai quando o órgão tocou... eu chorei, chorei... chorei bastante pra desentalar a emoção que me consumia. Mas fui discreta e logo consegui me controlar, consegui...hehehe, consegui ver a sala toda, mas nunca todos os detalhes, pois isso seria impossível. Bem, o choro é coisa de gente doida mesmo, ninguém chorou só moi mesmo.
Veja o lugar não foi feito por Gaudi (muita gente deve pensar que sim), olha uma notinha de lá: Construído (incrivelmente) entre 1905 e 1908 pelo arquiteto Lluis Domènech (o cara), o edifício é um típico exemplo da exuberante Arquitetura Modernista Catalã (Modernisme).

 Pena que não se pode tira foto, mas ao mesmo tempo é bom. A gente ia ficar com tanta vontade de fotografar cada detalhe que ia perder a beleza e a emoção do momento.
 Também é legal porque Gilberto Gil está entre as celebridades destacadas que tiveram o privilégio de tocar lá... muito legal.

Pois é, Barcelona me fez mais feliz e alimentada (eufemismo pra gorda!!)

Polvo maravilhoso!!



Quer mais...

O povo catalão é alegre por demais!!! Tava tendo tipo um carnaval por lá, cheio de blocos... bom demás!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Paciência

 Como eu queria...

 Achei até que andava mais paciente, mas esses dias o teste foi grande.

Como é difícil conviver com gente que tá o tempo todo te explicando como fazer as coisas, onde você tem que ir, onde você tem que comer, como beber vinho, como ser feliz, como ter sucesso (como a modesta pessoa)...

Putz, como tem gente que nem é tudo isso e é tão feliz, tão gente boa, tão tão... essas pessoas nunca estão incomodadas com o jeito diferente dos outros, ou cagando regra pra ninguém e eu admiro tanto que tenho muita vontade de ser como elas, ir onde elas vão, comer o que comem, beber e ser feliz sem pressão (de conhecer tudo, saber de tudo, ter um salário....).

Quando isso me acontece que eu tenho mais certeza que ter tudo e ser "muito" não me apetece... eu quero outro sentido pra vida.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nunca diga que não tem problemas

 Eles podem se revoltar contra você.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Moi

Tô precisando ouvir música, dansar, parar....
  A vida tá boa demais, eu não tenho do que reclamar... como explicar isso???
  Mas no fundo algo me angustia, pour quoi?? Je ne comprends pas.
  Mas essa sou eu, com ou sem motivos... angustiada.

Não lei signo diariamente, nem mensalmente, mas eventualmente eu vejo e olha essa definição da minha pessoa...

 Mulher de Gêmeos
É interessante, porque a mulher de Gêmeos, de certa forma, acaba... sendo a personificação do desejo de muitos homens: o de possuir mais de uma mulher. Sim, porque uma coisa que a geminiana não sabe, é ser uma mulher só todo o tempo. Existem sei lá quantas mulheres ali dentro daqueles olhos agitados. E devo dizer que não é fácil atrair o seu foco por tempo suficiente pra que essa mulher se apaixone. Ela viaja e faz comentários sobre várias coisas ao mesmo tempo. Mas uma vez que você consiga estabelecer uma sintonia física, mental e espiritual com ela seus olhos vão focalizar em você (finalmente!!).



Não se anime tanto. Ainda está lá todas as outras mulheres. A geminiana é conhecidamente a montanha russa do zodíaco, muito diferente da estabilidade convicta das taurinas. Ela logo irá se apaixonar por seus olhos, sorriso e jeito de falar. Mas daqui um tempo identificará (em voz alta) um leve estrabismo, dentes amarelos e o jeito ridículo como você assobia o 's' em todas as palavras. Quanto mais jovens, mais o amor será seu preferido... jogo. Mas persista, meu amigo, porque não é sempre que se acha duas em uma por aí.

Pra conquistar uma geminiana, tem que saber e gostar de lutar. Elas não se entregam fácil. Enquanto ela escuta você falar e o acha deliciosamente inteligente, no seu interior obscuro reflete sobre como você pareceu não se importar com a música interessante que começou a tocar há um minuto atrás. É meio confuso do lado de dentro dela, sempre em conflito. Mas as nativas de Gêmeos nunca vão externalizar isso literalmente... Embora seja possível ve-la dar pulos de alegria pela manhã, fugir de seus acessos de raiva à tarde e ouvi-la chorar à noite. Ela sabe transitar facilmente da mulher fatal, que deixa qualquer um sem palavras pra explicar, até aquela mulher enrolada num edredon-TV lambendo uma colher de brigadeiro. Pelo lado bom: dificilmente as coisas serão monótonas.

Ela é uma companheira fantástica. Sua mente é elétrica, te acompanha em todo tipo de programa e conversa. Ela se interessa por tudo e reserva algum comentário sobre quase todas as coisas. Basta que você desperte a curiosidade dela. E aliás curiosidade e geminiana é que nem unha e carne.

Se você está morrendo de amores por essas mulheres, é bom que goste de aventuras e emoções. Uma vez que você esteja com uma dessas, estará com todas as outras entende? Vai ter dias que o café ta manhã estará lindo e delicioso te esperando, mas em outros você vai passar por quartos caóticos e cozinhas em acesso de raiva. Terá uma mulher disposta a ceder a seus desejos ou alguém que você precisa correr para alcançar.

Mas quer saber de uma coisa? Acho isso fantástico. Os vizinhos vão se comer de inveja sempre que você acorda e aparece com uma nova mulher por aí.
Sabemos, claro, que é apenas a sua geminiana exercitando o que ela sabe fazer de melhor: ser tudo.
Par : Marília Maia Moreira
hehehe

Pra completar musiquinha que eu gosto... tem nada haver com minha descrição, ou tem?? Acho que tem... voilà c'est moi..