melancolia

melancolia
Laura Tedeschi

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O meu voto

Eu acho que votar: essa grande expressão da cidadania... deixa muito a desejar na sua essência. É muito difícil votar. Não tô fazendo apologia ao descuido com o voto. Estou apenas reconhecendo que não é apenas não vender seu voto por uma telha, ou pesquisar as propostas dos candidatos... é muito mais que isso.


Precisamos de instituições fortes e honestas que nos ajudem a votar de maneira mais segura. A lei da ficha limpa é um exemplo de como devemos ser resguardados de bandidos. Mas muito ainda há o que ser feito. Como podemos ter candidatos como a mulher pêra, tiririca, Romário... é preciso mecanismos de triagem para honrar a política nacional. Alguns podem dizer que o problema é quem vota... pra mim o problema vem antes disso, ainda que ele se estenda aos votantes.

Bem, eu vou votar na Marina Silva. Pra mim ela é a menos corrupta de todos e considero a corrupção o pior problema do Brasil. Se tantos milhões (bilhões, trilhões...) não tivessem ido para contas de tantos teríamos educação, pessoas educadas promoveriam ganhos em todos os sentidos, então teríamos saneamento, ferrovias, saúde, segurança e tudo mais... muito melhor.

A Marina faria uma grande reforma, ela teria que mudar muito da estrutura corrupta que já está instituída. Mas a necessidade de mudar todo o quadro pela falta de alianças e história da sua equipe na política (muitos são empresários) também é uma fragilidade da sua candidatura. Confesso que talvez por saber que ela não será eleita fico mais tranqüila em votar, não por anular o voto. Mas porque acredito que valorizar uma oposição com uma bandeira importante como essa é uma forma de promover uma discussão muito importante. Acredito sinceramente que ela possa se fortalecer enquanto oposição e daqui a 8 ou 12 anos se eleger com mais maturidade como Lula o fez há muitos anos e conseguiu chegar onde chegou.

Eu sempre brinco (com muito fundo de verdade) que voto na Marina especialmente porque ela vai cuidar dos passarinhos!! Rsrsr

Parece piada, mas é verdade. Desde que fui morar no interior de Pernambuco fico muito penalizada com o hábito local de terem gaiolas nas casas e capturarem muitos pássaros, muitos mesmo. Algo precisa ser feito. O que parece uma preocupação boba de ambientalista chato (que não é o meu perfil) pra mim é uma discussão muito séria de cadeia alimentar, pois poucas pessoas sabem, mas no agreste do estado (PE), especialmente na transição para o sertão há sérios problemas com as lagartas, elas destroem tudo, pastagens, plantações inteiras... Eu nunca tinha ouvido falar disso até ver com meus olhos... e ninguém se dá conta que é porque eles pegam passarinhos... algumas pessoas riem de mim quando digo isso. Mas eu acho tão correto meu raciocínio que não retiro nada do que digo, até alguém me provar que há outra justificativa para tal desequilíbrio...

Então Marina: não se esqueça de salvar os passarinhos e equilibrar o nº de borboletas...

Esse passalinho lindo foi lá em Restinga seca.
Essas boboletas foram no Salto do Yucumã em Derrubadas - RS
             E essa linda aqui foi lá em Foz do Iguaçu no passeio Safari Macuco (maravilhoso)
 
Mudando de assunto... não consigo acessar meu email do yahoo.... parece que estou doente. E pior: consigo ver os emails que recebi, uns bem importantes, mas eles não abrem.... MeuDeusdoCéu... como a gente fica dependente dessas coisas.... tô com crise de abstinência....

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Enfim "In on it"

 Uma peça maravilhosa!! Pra eu acreditar mais e mais no teatro.
  Adorei, valeu por todas as outras que não me animaram...
É uma peça sobre uma peça. É divertida e emocionante, tudo que eu espero na arte num lugar só!!! Très bon!! Quem tiver oportunidade não perca.


 Mudando de assunto estou ouvindo agora a RFI, rádio francesa e eles estão fazendo uma reportagem enorme sobre Lula, sua popularidade e avanços no seu governo. É engraçado como lá fora eles reconhecem mais as ações do presidente... despois eu quero falar um pouco disso. Sobre meu voto e sobre um monte de coisas polêmicas que não falo com muita gente.
 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Foto na lata

  Minha primeira foto na lata (dá um descontão!!!): mas tá linda né!!!


O Scaner fez perder um monte de detalhes. Veja ela invertendo as cores que mágico!!



O nome da técnica é pinhole!! Adorei, quero fazer com meus (futuros) filhos. Pena que depois é necessário todo aquele aparato de revelação que hoje está cada dia mais difícil de encontrar...

Quem imagina que numa lata de nescau dá pra capturar isso tudo e olha que a minha nem ficou muito boa!!!!!
Tô fazendo um curso de fotografia básico.... mas falando em máquina de verdade é bem mais difícil que eu imaginava, mas vale a pena saber um pouco mais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ainda sobre o doutorado sanduíche

Diante de cada situação dá até pra escolher o sabor desse sanduíche... por enquanto esse meu tá cheio de cebola que eu odeio!!!rsrs

 Então, depois de receber a confirmação da capes de recebimento da minha inscrição, meu curso de pós deve ir lá no sistema e confirmar também minha inscrição encaminhando-a à pro-reitoria de pós graduação. Sabendo disso procurei alguém pra avisar que isso teria que ser feito. Assim como há uma secretária de outro curso que está nos auxiliando eu expliquei a ela minha situação e ela muito gentilmente fez tudo isso. Agora de manhã acabo de receber o email confirmando a inscrição da minha candidatura pelo curso. Contudo, porém, todavia... o nome do coordenador que consta é o antigo e minhas declarações foram todas assinadas pelo atual... agora é outro drama... tá, tá... parece simples né, mas não é. Se você estiver num curso organizado já terá muito trabalho, se tiver num curso que ninguém sabe de nada, não há secretária... enfim você terá trabalho³!!

Eu odeio cebola... só gosto queimadinha no bife...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inscrição PDEE

  Hoje me dei conta, depois de ler muitas vezes a comunidade de doutorado Sadwich (no orkut), que minha inscrição não foi efetivada corretamente!! Ainda bem que fico vendo essas coisas várias vezes e fiz tudo com muita antecedência. Imagina eu que faço isso: leio, releio ainda incorro em vários erros... esses editais deveriam ser mais claros e explicativos.

  E quando eu voltava na capes constava algo como: Inscrição já realizada, ainda com possibilidade de mudança dos dados. Mas pelo que entendi (até agora) a capes deve enviar um email eletrônico, isso sim parece ser a maior prova de inscrição e eu não tinha recebido esse email. Hoje conferi tudo e enviei novamente, aí apareceu outra tela onde você clica em FIM, e logo depois chegou esse email. Teve gente que perdeu a candidatura porque essa efetivação não foi completada... bem que no edital deveria estar escrito que você recebe um email automático confirmando, né! Ou mesmo lá no formulário eletrônico...

 Agora eu ainda tenho que correr atrás da coordenação do meu curso para que eles homologem minha candidatura, já que lá está sem secretária e vai ficar nos próximos 7 meses... aiaia, isso é porque é a URRRRFSSSG e eles adoram se gabar de que são bons.... e nem secretária tem... mas não quero reclamar mais, só quero ir pra FR!!!

 Também preciso correr atrás do francês, mas ele é atleta e muito rápido, não tô alcançando...rsrsrsrsrr

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arte

Eu gosto de arte!! Eu não entendo de arte! E acho que isso devia ser muito mais aceito. Arte parece um mundo a parte, uma bolha de pessoas que se dizem alternativas que apregoam a liberdade de expressão, mas que na sua maioria são mais preconceituosas que as pessoas consideradas "alienadas" que assistem tv e houvem música de rádio...

Gosto de cinema, teatro, exposições (algumas de pintura me deixam entediadas, mas gosto de museus e esculturas em geral), apresentações circenses (exceto mágica), gosto de música popular.... gosto muito, dentre outras expressões culturais que me apetecem bastante.

Está acontecendo Porto Alegre em cena, um projeto super bacana com peças de teatro a um custo baixíssimo (10 reais estudante). Eu comprei 4 ingressos porque outros já tinham esgotado e busquei nos teatros  perto de casa. Mas até agora grande decepção. Assisti duas peças muito fracas. Alguns podem dizer, mas você não entende nada de teatro... eu não tenho saco pra esse tipo de argumento. Gosto é igual nariz, cada um tem o seu...

Não sou crítica de arte, cinema, teatro nem nada porque realmente não tenho autoridade pra isso. Mas dá licença pra falar do que gostei ou não. E acho que as vezes se quer complicar muito pra ficar cult, ou pra ser intelectual, sei lá... sei que não me soa honesto e muito menos agradável. Numa das peças eu fiquei o tempo todo com pena da atriz, era um monólogo, dificílimo, extenso, rápido, denso, e eu pensando será quantos anos ela demorou pra decorar tanta coisa... será quanto vale isso... será ...será... será que eu sou tão limitada intelectualmente pra entender a profundidade... por horas ela dizia algumas contradições interessantes, mas era uma poeira pro esforço realizado.

Então escrevi tudo isso, sem muito cuidado, sem muito nexo pra dizer que mais uma vez concordo com o Oswaldo quando ele diz "Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer..."

Se os mister intelectuais continuarem complicando o teatro cada vez mais, mais recluso e pouco visto ele será. Mas não tô dizendo pra ele se corromper e virar algo puramente comercial. Eu apenas quero ver algo leve, belo, eu não quero padrão e massificação, quero honestidade e prazer. Sou hedonista e reconheço... eu quero prazer ao sair de casa e pagar pra ver uma peça, um filme, um jogo de futebol, um show, enfim... sei lá.

Talvez, algumas ou muitas pessoas tenham gostado das peças.  Eu entendo, afinal como disse, gosto é como ... cada um tem o seu. Estou aguardando pra ser contemplada nas próximas...

sábado, 18 de setembro de 2010

Qualificação e sandubão (PDEE)

Passei na qualificação!!! Muito bom né!!


Ainda bem que deu tudo certo, mas não retiro nada do que disse. É como eu penso.

Apesar dessa grande notícia e de ter mandado a cadidatura da capes pro sandubão o dia de ontem foi bem difícil. Eu podia pensar em TPM, pois estou uma pilha ( muito) to com vontade de estrangular quem olha pra mim, mas acho que é um monte de outras coisas pequenas que somadas dão essa sensação.

Tô bem preocupada porque desde que tirei o aparelho dos dentes de cima eu praticamente não consigo comer nada. Será que é assim mesmo?? Tá pior do que quando apertava...
E com fome e boca doendo eu fico nervosa mesmo, mas passa... hoje vou aproveitar o dia e amanhã vou viajar aqui por perto. Bem que podia ser uma praia hem!! Hum que vontade de:


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Minha qualificação

 Foi na quarta feira... aguardo o resultado.

  Sinceramente eu não entendo o que se qualifica nesse meu doutorado louco.
 
  Tipo a gente tem que fazer um trabalho de um tema que não tem nada ha ver com o projeto de tese. Acho isso do avesso.  Agora tenho que correr como uma louca pra fazer um projeto que ninguém nunca leu nem vai ler, talvez a banca...

  Pra piorar aquela avaliação ultramega pessoal: Você faria esse doutorado de novo? Eu disse: não. Não faria mesmo, pra mim a UFRGS foi uma grande decepção.  Não sou uma grande aluna, mas eu tenho muitos motivos para afirmar que é muito falho esse programa.  E acho que isso se acentua pela maneira como eles adoram se colocar superiores ao resto do país, especialmente o Nordeste. Não sou nordestina, mas trabalho lá e gosto muito. Independente disso odeio préjulgamentos. A grande maioria não conhece nada, nem seu próprio estado e ficam reproduzindo análises estereotipadas e equivocadas do resto do país. E estão sempre tratando as pessoas de fora como alienígenas que não sabem nem o que é um leitão, como minha querida coleguinha sem noção...

 Mas enfim... como vou ser avaliada em ser sincera?? Eu acho que esse tipo de questão não devia compor uma banca de qualificação, afinal isso com certeza não colabora na avaliação do aluno. Querem ouvir de novo tudo que eu já disse me chamem pra uma reunião não aproveitem de um momento de extrema sensibilidade pra me colocar na berlinda. Mas eu não estou desabafando isso por medo, mas porque realmente não concordo, acho que tal como as disciplinas e a qualificação peca tbm no tipo de avaliação.

Bem, eu ia colocar muitos detalhes aqui, mas prefiro puxar as rédeas da minha indignação.

 Eu não me arrependo do que disse, apenas gostaria de ter tido tempo pra me esclarecer melhor. Mas sei que meu trabalho foi bem avaliado, sei que eles sabem o quão dedicada sou com o curso e sinceramente não acredito que eu tenha problemas. Se tiver a casa vai cair...rsrsrs

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mary e Max (Mary and Max)

Gente!! Que filme é esse!! Demais!!!

Esse fim de semana eu tava em dívida com alguns filmes antigos e assisti: Cinema Paradiso (Bom), Delicatessen (mais ou menos, pesado, humor negro, mas interessante...), Cheiro do Ralo (Nacional, com ideias bem bacanas, mas meio cansativo) e o mais recente: Mary e Max!!

Mary e Max foi a estrela do fim de semana. Filme lindo, sensível, tocante, divertido, enfim não tenho palavras para expressar tudo que senti ao vê-lo. Ele é baseado em fatos reais e é uma animação feita em massinha (ou argila, como queiram). Acho que a escolha foi perfeita, pois o estilo de animação traz leveza a uma história pesada e difícil. Todo mundo deveria assití-lo, bem, talvez nem todos vão se interessar por ele, mas pra mim foi demais!

 Quem gosta de psicologia, então é um prato cheio. Eu achei muito interessante porque apesar da história se passar desde a década de 70 ela trata de problemas que estão cada vez mais fortes na sociedade: solidão, angústia, depressão... enfim não pense que o filme se resume a isso e seja apenas uma tortura emocional, porque não é. Ele é agradável e gostoso de assitir, fora se deliciar com a obra de arte que é cada detalhe feito a mão.... Eu recomendo muitíssimo!!! Assistam Mary and Max!!!




  Lindos né!

domingo, 12 de setembro de 2010

Corujinha em Faxinal do Soturno

 Fim de semana passado viajamos para Faxinal do Soturno e Restinga Seca. Foi muito bom.

Me fez pensar com carinho no povo gaucho. Conheci pessoas maravilhosas que nos receberam de maneira incrível. Eu acho sempre que as pessoas do interior são mais honestas. Comi para o mês todo, relaxei, espaireci... tava precisando, pois o mês de agosto não foi fácil. Além de ter sido para a escrita da qualificação aconteceram "nsssss" problemas familiares, colegares e em muitas esferas. Mas eu não quero mais falar disso.

 Voltando a viagem fomos brindados com um coruja. Sim, isso mesmo, uma corujinha bem fofa. Me senti brindada com sua presença. Vejam as fotinhas dela:






Doutorado sandwich

 Tá bom, a vida não para e eu não domino suas pausas.

  Começou a data para eu dar entrada na documentação junto a capes para o doutorado sanduiche.

   Tive uma série de dúvidas e tô ralando pra não errar, espero que esteja no caminho certo. Mas agora tá tudo praticamente pronto, atualisei meu currículo lattes, scaniei todas as declarações, transformei em pdf (foi uma novela, dada a minha ignorância nesse aspecto)... falta só uma coisinha.... PASSAR NA QUALIFICAÇÃO!SRRSRS

   Bem simples né. Já entreguei e agora na quarta feira será a banca. Tenho muito receio, porque as recomendações são bem aquelas que não gosto: não contrarie a banca, aceite tudo... Eu acho que respeito e humildade são necessárias, mas imagina um bando de doutorando covarde que não sabe e não deve defender uma ideia. O que será dessas pessoas quando estiverem dando aulas em universidades... sei não viu!!

  Eu vou assumir o risco de defender minhas ideias que inclusive foram bem polêmicas no meu trabalho escrito. Eu quero ir pra França... Como conciliar!!

  Bem, espero que o resultado saia logo e seja positivo.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Por quê?

Eu sei; a vida não para. Mas necessita de pausas.
Eu estou sofrendo. E não se trata de trabalho e nem de nenhuma das dificuldades cotidianas. Trata-se do modo como as coisas foram feitas. Trata-se da minha incapacidade de compreender. Trata-se das mudanças que tudo isso pode acarretar. Mudanças bem aqui, ó. Bem aqui onde antes estavam quase todas as verdades que eu sabia. Bem aqui onde agora tem esse buraco. Um buraco. Não há graça, nem vontade pra muita coisa. Só o buraco, os cacos e um restinho de força.
Então não vai mais haver poesia. Nem filmes. Nem fotografias. Nem música. Nem histórias inventadas. Nem notícias da semana. Por um tempo. Eu não sei quanto. Até o sorriso voltar a brotar naturalmente nas faces? Até a minha vontade de música voltar a ser maior que a minha vontade de silêncio? Até eu conseguir entender o que é realmente importante afinal? Até eu conseguir saber que cor tem agora meu coração, e quantas cicatrizes? Até a tristeza passar? Quanto tempo demora pra passar?
A vida necessita de pausas.


Essa postagem é uma adaptação do que li no blog casinha de papel. É uma adaptação (ela tinha outro problema bem diferente..), eu reduzi e ajustei a minha realidade. Gosto muito das postagens de lá e tbm do "Azar o seu querida" e "sala 8", pena que pelo que sei eles (todos) foram finalizados em 2006. Eu tinha lido isso há muito tempo e parece que eu sabia que um dia eu precisaria desses argumentos, eis aí. Uma tristeza prevista só não se sabia a magnitude, a amplitude e a sofritude!!rsrs